Henrique Avancini

Henrique Avancini durante conquista do Campeonato Brasileiro de XCO em 2018 (Foto: Fábio Piva)

LANCE!
17/07/2019
15:10
São Paulo (SP)

Depois de duas grandes performances em etapas da Copa do Mundo de Mountain Bike, provas disputadas em Andorra e França, Henrique Avancini volta sua atenção para um campeonato nacional mais do que especial: o Cannondale MTB Festival, competição chancelada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e pela União Ciclística Internacional (UCI), que dará o título de campeão brasileiro de cross country olímpico (XCO).

Henrique já foi campeão brasileiro em diversas categorias e defenderá o título conquistado ano passado. Para o atleta, ter a chance de seguir competindo com a camisa do Brasil, símbolo de quem é campeão brasileiro, é uma das suas metas na temporada.

- O campeonato nacional é sempre muito simbólico, especialmente pelo momento que eu estou vivendo. Por dar o direito de vestir a camisa com a bandeira acho que é algo muito especial, muito simbólico. É uma competição que independente da condição que eu chego, eu chego com objetivo claro de buscar o título. E o objetivo da minha participação no campeonato brasileiro desse ano não será diferente, pretendo defender o título e continuar carregando essa bandeira no peito - disse Avancini.

Nos dois últimos finais de semana, Henrique disputou a 3ª e a 4ª etapa da Copa do Mundo. Em Andorra, venceu o short track e ficou em terceiro na prova de XCO, feito inédito para um atleta brasileiro. Depois, em Les Gets, na França, foi segundo no short track e novamente terceiro na prova de cross country olímpico. Resultados que fizeram o atleta subir da quinta para a vice-liderança na classificação geral da competição.

Depois de disputar o Cannondale MTB Festival, que será em Mairiporã entre os dias 19 e 21 de julho, Henrique representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima (PER). Após essas duas competições o foco voltará a ser a Copa do Mundo com a 5ª etapa, prova que será disputada entre 2 e 4 de agosto em Val di Sole, na Itália.