Após acusações de agressão, ex-Liga Sorocabana aciona consulado e Fiba
Taaj Ridley envia carta à Federação Internacional de Basquete e ao Consulado dos Estados Unidos no Brasil relatando ameaças que teria sofrido por parte do treinador da equipe

Os desdobramentos das acusações do americano Taaj Ridley, de 25 anos, que defendia a Liga Sorocabana no NBB, seguem aparecendo. Nesta quarta-feira, o LANCE! teve acesso a um e-mail no qual o atleta reafirma que sofria agressões, insultos raciais e ameaças de morte de seu treinador em Sorocaba, Rinaldo Rodrigues. Dessa vez, porém, o jogador foi além, enviando a mensagem ao Consulado Geral dos Estados Unidos no país, Federação Internacional de Basquete (Fiba), Confederação Brasileira (CBB), direção do NBB e o Ministério do Esporte, entre outras entidades.
Na carta, o americano descreve sua passagem turbulenta por São Paulo, alegando, entre outras coisas, que Rodrigues o chamava de "nigger" (expressão racista em inglês), referia-se a ele com palavras de cunho homofóbico e, no ápice de um de seus momentos de irritação, ameaçou assassinar Ridley.
Em entrevista ao LANCE! no último mês, o técnico negou as acusações. Ontem, em novo contato, Rinaldo decidiu não se manifestar. Um colega de equipe do americano que pediu anonimato confirmou as acusações, afirmando estar presente em diversos momentos em que Taaj teria sido agredido.
Também em novembro, Rinaldo teria ido até a residência que o jogador dividia com outros companheiros de time, fotografando garrafas de bebidas vazias que, de acordo com o esportista, já estavam no local antes de sua chegada, visto que o ambiente serviu de moradia a vários atletas.
Uma das destinatárias do e-mail enviado por Ridley, a Liga Nacional de Basquete (LNB), via assessoria de imprensa, disse que só tomou conhecimento do caso agora, mas que tentará apurar o que, de fato, ocorreu.
"A Liga foi notificada oficialmente dessa situação hoje, a partir do e-mail do jogador. Essa é a versão do atleta, não podemos tomar decisões antes de apurar com os envolvidos. Vamos buscar a melhor forma de resolver o caso", informou.
O L! procurou o consulado americano no país, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.
Taaj Ridley já voltou aos Estados Unidos e, de acordo com seu empresário, Eric Medalha, não deve mais atuar por um time no Brasil. Ainda assim, o jogador afirmou que quer falar por todos os seus compatriotas que já teriam sido maltratados.


NBB
Brasil é eliminado pela Argentina e vai brigar pelo bronze no Sul-Americano
Há 5 horas
Mais Esportes
Com Lorrane Oliveira, Flamengo soma mais dois ouros no Brasileiro de Ginástica
Há 8 horas
Tênis
Definido o horário de João Fonseca x Ben Shelton pelo Masters 1000 de Montreal
Há 9 horas
Mais Esportes
No Rio de Janeiro, Malala Yousafzai se arrisca no vôlei de praia
Há 11 horas
Lutas
UFC Vegas 120: Gamrot é finalizado por Salkilld, e Brasil vence cinco lutas
Há 11 horas
Fórmula 1
Rafael Câmara comenta possível ida à F1: 'Sonho está próximo'
Há 12 horasMais LANCE!

Aos 45 anos, Roger Federer retorna ao US Open para exibição

OPINIÃO: O atletismo inteiro deve pagar?

Infinito para um rei, finito para um humano: LeBron desafia os limites do corpo aos 41

Com LeBron James, novo 76ers terá desafio para dividir protagonismo

Exame aponta overdose acidental como causa da morte de jogador da NBA

João Fonseca mira duelo com Shelton e destaca evolução: 'Me sinto preparado'

Gabriel Medina sofre corte na cabeça antes de etapa da WSL

Futuro de Hamilton na Ferrari afeta Rafael Câmara, segundo Montoya

Análise: Bortoleto supera dupla e vive melhor fase da carreira na F1

Brasil supera o Paraguai e garante vaga na Americup feminina

João Fonseca manda recado para Bia Haddad após vitória

Com Flávia Saraiva, Flamengo vence o Brasileiro de Ginástica

João Fonseca volta a derrotar Ruud e desafia Ben Shelton
