Pódio completo da etapa de Palmas (TO) do Circuito Brasileiro

Pódio completo da etapa de Palmas (TO) do Circuito Brasileiro (Foto: Ana Patrícia/Inovafoto/CBV)

LANCE!
16/09/2018
13:58
Palmas (TO)

Assim como encerraram a temporada passada, Ana Patrícia e Rebecca iniciaram o período de jogos do Circuito Brasileiro de vôlei de praia com a conquista do ouro. Na manhã deste domingo, a dupla superou Tainá e Victoria por 2 sets a 1, em 59 minutos, com parciais 21/17, 17/21 e 15/10, na decisão da etapa de Palmas (TO).

O bronze ficou com Fernanda Berti e Bárbara Seixas, que venceram Juliana e Andressa por 2 sets a 0, em 33 minutos, com parciais 21/16 e 21/12, na arena montada na Praia da Graciosa. A próxima etapa do torneio acontece em Vila Velha (ES), entre os dias 24 a 28 de outubro.

Este é terceiro título da dupla em etapas do Circuito Brasileiro. Ana Patrícia e Rebecca também foram campeãs em Maceió (AL) e Aracaju (SE), na penúltima e última partidas da temporada passada, respectivamente. Em ritmo de comemoração, Ana Patrícia avaliou o seu desempenho ao lado da parceira cearense.

- Este resultado só nos dá mais motivação para continuarmos nosso trabalho para as próximas etapas. Precisamos manter a constância. E é justamente a consistência que faz os grandes times conquistarem os objetivos. É isso que acreditamos e temos como foco - analisou Ana Patrícia.

A medalha de ouro rende à dupla 400 pontos no ranking geral da temporada, onde elas largam em primeiro lugar, já que além dos vencedores de cada parada, existe o campeão geral, no somatório dos pontos de todas as etapas. Elas também recebem um prêmio R$ 45.000,00.

Rebecca, que chega ao seu sexto ouro em etapas do Circuito Brasileiro individualmente, contando antigas parcerias, comentou como foi preparação especial para o calor em Palmas (TO), que durante a final era superior aos 40ºC.

- Acho que nossa preparação nas últimas semanas ajudou muito, treinamos sob um sol quente já esperando o que estaria por vir aqui em Palmas. Nossa união fez toda a diferença, e junto com nosso técnico (Reis Castro), estivemos focadas, sempre acreditando. Uma apoiando a outra, e isso faz o jogo fluir, mesmo nos erros ao longo do jogo. Estávamos muito bem uma com a outra e esta união foi fundamental para a vitória.
Fernanda e Bárbara, donas da medalha de bronze também são as atuais campeãs do Major Series de Fort Lauderdale e da etapa quatro estrelas de Huntington Beach e comemoraram mais um importante resultado obtido neste domingo.

- Eu valorizo muito os pequenos passos, acho que só com uma boa base, conseguimos construir um time. Fernanda é uma excelente parceira. E a cada dia ganhamos mais cumplicidade e evoluindo como equipe. Apesar de estabelecermos uma meta de vencermos uma etapa do Circuito Brasileiro, as medalhas são sempre valorizadas, independente da cor - destacou a carioca Bárbara Seixas.

O Jogo
Ana Patrícia começou em sua especialidade, pressionando no bloqueio e forçando o time adversário a tentar ataques mais ineficientes. Aos poucos, porém o duelo se equilibrou e Tainá/Victoria empataram a partida: 5 a 5. A maior constância na virada de bola, porém, fez Ana e Rebecca chegarem à primeira parada técnica vencendo por 12 a 9.

Victoria, que vinha tendo dificuldades na virada de bola, conseguiu encontrar bons saques e o jogo ficou acirrado, empatando em 14 a 14. Foi a vez de Rebecca aparecer e decidir o set. Saques potentes, defesas e pontos de contra-ataque e vantagem de 17 a 14 no placar. Em erro de ataque de Tainá, Ana Patrícia e Rebecca fecharam a parcial por 21 a 17.

O segundo set começou com Ana/Rebecca abrindo 4 a 0 e forçando logo pedido de tempo da técnica Cida Lisboa. Tainá e Victoria foram evoluindo e na primeira parada técnica do set a desvantagem era de apenas um ponto: 10 a 11. A virada veio pouco depois e elas deslancharam, abrindo 18 a 14 com lindo bloqueio de Tainá e ace de Victoria. Mantendo a calma, administraram a liderança e fecharam o set em 21 a 17 em largada de Tainá.

O tie-break começou muito disputado, com os dois times trocando pontos, sem que ninguém abrisse vantagem. Um lindo rally finalizado em diagonal curta de Rebecca levantou a torcida e fez a dupla embalar, abrindo dois pontos: 7 a 5. Ana Patrícia surgiu em momento decisivo e em bloqueio aumentou a vantagem para 10 a 7. Administrando a vantagem, Ana e Rebecca foram seguradas na virada de bola e fecharam por 15 a 10, em ataque para fora das adversárias.