Usman nocautetou em revanche e segue como campeão dos meio-médios (Foto: Reprodução)

Usman nocautetou em revanche e segue como campeão dos meio-médios (Foto: Reprodução)

TATAME
25/04/2021
02:25
Jacksonville (EUA)

A noite de sábado (24) foi histórica pelo retorno do público aos eventos do Ultimate e também pelo grande espetáculo dos atletas no UFC 261, em Jacksonville (EUA). Os 13 duelos deixaram os 15 mil fãs inquietos e a arena pulsando, como não se via há mais de um ano. Para fechar a edição com chave de ouro, Kamaru Usman chegou a quarta defesa de título nocauteando Jorge Masvidal. No co-main event, Rose Namajunas aplicou um high kick impressionante na então campeã Weili Zhang e recuperou o título dos palhas. Já Valentina Shevchenko mostrou o enorme domínio nos moscas e venceu a brasileira Jéssica Bate-Estaca.

O card principal ainda teve momentos impactantes. O primeiro foi a grave fratura sofrida por Chris Weidman contra Uriah Hall – que foi semelhante a sofrida por Anderson Silva, contra o próprio “All American”. Jimmy Crute também machucou a perna após ser atingido por um chute de Anthony Smith.

Usman nocauteia Masvidal

Kamaru Usman controlou boa parte do round com alguns jabs e direto que atingiram em cheio Jorge Masvidal. O nigeriano também encontrou espaço para derrubar o adversário, mas não o manteve no solo por muito tempo. Já no fim do primeiro assalto, o americano cresceu e tentou uma joelhada voadora.

No fim do primeiro assalto, Usman estava ensaiando um cruzado de direita, mas que não estava entrando. No começo do segundo round, o golpe entrou com força e derrubou Masvidal na hora. O campeão ainda colocou mais alguns socos e o árbitro Herb Dean paralisou. O título segue com o nigeriano que alcança a quarta defesa de título com sucesso no UFC. Masvidal volta a ser derrotado pelo africano – já tinha perdido a primeira luta em julho de 2020. Essa também foi a primeira vez que o americano foi nocauteado no MMA.

Namajumas aplica nocaute brutal

No início do combate, as duas lutadoras estavam trocando golpes em pé. Rose Namajunas, ainda no primeiro round, acertou um chute alto impressionante em Weili Zhang. A chinesa caiu desnorteada, “Thug” aplicou mais alguns golpes, mas o árbitro Keith Peterson interrompeu o combate e decretou a vitória da americana, que reconquista o cinturão após quase dois anos. Já “Magnum”, que não concordou com a interrupção do árbitro e questionou a decisão em entrevista no cage, perde o cinturão da divisão até 52kg.

Shevchenko domina Bate-Estaca

A campeã Valentina Shevchenko não deu margens para Jéssica Bate-Estaca. A dona do cinturão teve um primeiro round dominante em pé e conquistou cinco quedas contra a brasileira. Já no segundo round, voltou a derrubar sem maiores dificuldades, foi trabalhando no chão e chegou na posição de crucifixo. Foi aplicando golpes no ground and pound, abriu um corte no rosto da paranaense e seguiu dando cotovelada até o árbitro Dan Miragliotta interromper. Essa é a quinta defesa bem-sucedida de “Bullet” na divisão dos moscas. Já a atleta da PRVT, ex-campeã dos palhas, não conseguiu conquistar o segundo cinturão no Ultimate.

CONFIRA OS RESULTADOS:

UFC 261
Jacksonville, na Flórida (EUA)
Sábado, 24 de abril de 2021

Card principal
Kamaru Usman derrotou Jorge Masvidal por nocaute técnico no 2R
Rose Namajunas derrotou Weili Zhang por nocaute no 1R
Valentina Shevchenko derrotou Jéssica Bate-Estaca por nocaute técnico no 2R
Uriah Hall derrotou Chris Weidman por nocaute técnico (interrupção médica) no 1R
Anthony Smith derrotou Jimmy Crute por nocaute técnico (interrupção médica) no 1R

Card preliminar
Randy Brown finaliza Alex Cowboy com um estrangulamento no 1R
Dwight Grant derrotou Stefan Sekulic por decisão dividida dos jurados
Brendan Allen finalizou Karl Roberson com uma chave de calcanhar no 1R
Pat Sabatini derrotou Tristan Connelly por decisão unânime dos jurados
Danaa Batgerel derrotou Kevin Natividad por nocaute no 1R
Rodrigo Vargas derrotou Rong Zhu por decisão unânime dos jurados
Jeff Molina derrotou Aori Qileng por decisão unânime dos jurados
Ariane Sorriso derrotou Na Liang por nocaute técnico no 2R