Roupas de lutadores devem ser funcionais, mas não podem abrir mão da estética, alerta especialista do ramo têxtil
Conhecido como "Embaixador das Confecções", Eduardo Cristian é um empresário de sucesso no setor

Roupas numa modalidade de combate vão além da estética. No jiu-jitsu, o kimono pode servir como ferramenta de ataque ou defesa; no judô, idem. No muay thai e no kickboxing, os shorts podem influenciar nos chutes. No MMA, o uniforme é escolhido de acordo com a especialidade do atleta.
Os grapplers costumam dar preferência aos shorts suplex, aqueles que se assemelham a sungas, mais grudados no corpo. Já os strikers optam mais pelos shorts tradicionais, muito utilizados no boxe ou no próprio muay thai e kickboxing; quanto mais curta a peça, mais mobilidade ela proporciona, e isso impacta nos chutes mais altos.
Conhecido como o "Embaixador das Confecções", o empresário Eduardo Cristian Oliveira, CEO da "Costurando Sucesso", falou sobre as roupas como peça funcional. Como ele mesmo explica, é preciso escolher o tecido e o corte certo para que o uniforme seja um aliado no aumento do desempenho.
"Recentemente, realizei uma imersão para conhecer as confecções de Portugal e Espanha. Na Europa, o ponto central das confecções são os tecidos tecnológicos, e isso vai de encontro com a nossa realidade quando falamos sobre roupas para luta. Se estamos na era em que a nanotecnologia em tecidos pode ajudar a combater coronavírus, imagina o que os mesmos podem ajudar no desempenho dos esportistas. Isso vai desde tecidos que mantêm a temperatura ideal no corpo do esportista, como também os que evitam odores durante os treinos", salienta o especialista.
"Seguindo essa linha de raciocínio, vamos pensar em um esporte em particular: o muay thai. Eu particularmente não sou um entendedor de esportes, mas como o maior especialista em confecções do Brasil, posso afirmar que o sucesso do produto começa nos detalhes, assim como morre na ausência desses. Caimento e conforto é primordial, mas se entendemos que a concentração do praticante deve estar no treino e não no shorts caindo. Ao confeccionar um shorts, por exemplo, é necessário sempre ter foco nos ajustes da peça", complementa.
Apesar da importância da funcionalidade das roupas, Eduardo Cristian, que criou o evento de empreendedorismo do setor têxtil "MBA Fashion Day", frisa que a estética não pode ser negligenciada, já que ela muitas vezes representa a personalidade do lutador. Vale destacar que, em termos de marketing, que é o que faz o atleta ser mais ou menos pago, ter peças próprias é fundamental.
"É preciso pensar em peças que sejam confortáveis, leves e que não limitem os movimentos. Isso é essencial para quem fabrica peças para os esportes de luta. Além de, claro, com uma estética que agregue personalidade e estilo ao usuário. Tudo isso deve ser levado em conta na hora da confecção", alerta o empresário.

Lutas
Valter Walker aceita luta contra ex-campeão do UFC
Há 16 horas
Lutas
Makhachev volta a ameaçar recorde histórico de Anderson Silva no UFC
Há 17 horas
Lutas
Semana de luta! Recorde de Anderson Silva e dois cinturões em jogo no UFC 330
Há 19 horas
Lutas
Brasileiro fatura prêmio de 'Luta da Noite' no UFC Vegas 120; veja valor
Há 1 dia
Lutas
Salkilld supera feito de Charles do Bronx no UFC Vegas 120
Há 1 dia
Lutas
UFC Vegas 120: Gamrot é finalizado por Salkilld, e Brasil vence cinco lutas
Há 2 diasMais LANCE!

Luta de Amanda Nunes e Kayla Harrison no UFC ganha nova data

Ex-campeão do UFC se aposenta para ajudar filha a classificar para Olimpíadas

Alex Poatan volta a atacar atitude de árbitro do UFC: 'Cabe a ele intervir'

No UFC, Renato Moicano animado para revanche contra Ortega

Valter Walker volta a defender Poatan no UFC: 'Não vou soltar'

Após lesão no UFC, Conor McGregor atualiza resultado da cirurgia

Sem Charles do Bronx, UFC 331 terá revanches de Pantoja e Moicano

Leilão de Neymar vende experiências com Do Bronx e Poatan

Charles do Bronx lamenta morte de Puro Osso: 'Como vou entrar no tatame?'

Dana White 'celebra dia' após morte de lutador do UFC e sofre críticas: 'Burrice'

UFC: estrela do Brasil, Allan 'Puro Osso' morre aos 34 anos

Destaque do Brasil, Jean Silva volta a liderar Noche UFC

Invicto no MMA, primo de Khabib se aproxima de UFC



