(Foto: Divulgação)

Com trabalho de qualidade, Milton é conhecido como “rei das lonas” (Foto arquivo pessoal)

LANCE!
12/08/2020
08:30
São Paulo (SP)

Conhecido como “Rei das lonas”, o paulista Milton de Sousa Batista trabalha há mais de uma década com a instalação de lonas, sendo uma referência no meio. Responsável pela Dojo Lonas, Milton, que também é faixa-preta de Jiu-Jitsu, explicou um pouco mais sobre o seu trabalho e a caminhada até se tornar o maior instalador de lonas do Brasil.

- Meu trabalho hoje em dia é o tratamento vinílico em tatames. Trabalhamos com tatames de EVA, onde a gente faz o tratamento vinílico dele, que é colocar a lona por cima das placas. A gente trabalha com uma lona especial, modificada especificamente para os tatames. E atualmente somos a empresa nº 1 no Brasil nesse serviço. Cada fim de semana eu estou em um lugar diferente, viajo o Brasil inteiro - destacou Milton, falando ainda sobre o impacto da pandemia de Covid-19 nas suas atividades.

- Durante a pandemia o ritmo de trabalho caiu um pouco, mas depois foi normalizando e hoje já estou trabalhando praticamente como em janeiro e fevereiro. Além do ritmo, o que mudou foi o cuidado com todo o processo, que está sendo redobrado. Fazemos todo o transporte por conta própria, todos os funcionários usam máscara, álcool em gel, entre outras precauções importantes para esse momento -.

Com o cuidado com a higiene cada vez mais importante, Milton ressaltou a importância do tratamento vinílico nos tatames, serviço que ajuda na limpeza e, consequentemente, no combate a bactérias e doenças.

- O tatame vinílico por si só já ajuda na higienização, e é algo que vinha sendo cobrado por conta das bactérias e tudo mais, como no caso do Junior Cigano, que foi retirado de uma luta do UFC por conta de uma bactéria no tatame, fora outros casos. Com a lona você tem uma facilidade maior de limpar, evitando diversas doenças que possam surgir. Essa é a importância do tatame lonado - afirmou o faixa-preta.

- Só de pegar uma lona eu já sei se ela serve ou não para colocar no tatame - Milton Batista.

- O EVA continua sendo o melhor material de absorção de impacto de luta no mercado mundial, e o que nós fazemos é o tratamento vinílico na placa de EVA. Usamos EVA da Prime Esportes, que para mim é a melhor empresa na América do Sul. Eles fabricam EVA não só para tatame, mas para diversos produtos - completou.

Cuidados na hora de contratar uma empresa

Há 12 anos atuando no meio, Milton Batista citou os cuidados que se devem ter na hora de contratar uma empresa para instalação de lonas. Além de ressaltar a importância de ser um “homem de palavra”, ele explicou que não existe tutorial para instalação de lonas no YouTube, e o trabalho deve ser profissional.

- O principal é que não existe vídeo no YouTube que te ensina a colocar lona, isso é balela. Tem muitas empresas ai que vendem lona para caminhão, o cliente leigo vai lá, pergunta como faz para instalar, e recomendam a internet. Isso é mentira. Até porque, a forma de montagem da lona em galpão é totalmente diferente da montagem feita por nós. Não levamos a lona pronta para o tatame, levamos a bobina, que é uma bobina modificada para isso, a traçagem dela, que é a malha que segura a lona, também é feita pra gente. Eu sou especialista no que faço… Um exemplo que uso é: o cara que ficou 10 anos para pegar sua faixa-preta monta uma academia com todo cuidado, ensinando edução, doutrina, e aí vem um faixa-azul e, a 300m, abre uma academia dando aula pela metade do preço. Geralmente o faixa-preta se incomoda com isso. Então, como é que ele vai aceitar que algum leigo mexa no tatame dele, que é a coisa mais importante da academia? Na hora de contratar alguém, é preciso contratar gente especializada, e nós somos - encerrou.

Contato: 011 98143-2103