Lesões nas orelhas dos lutadores, o que acontece? Cirurgião e influencer explica, confira:

Uma das características mais marcantes dos lutadores, principalmente para quem vê de fora, é a chamada "orelha de couve-flor", lesão na cartilagem que afeta, em sua maioria, atletas de luta agarrada, como Jiu-Jitsu, Judô e Luta-Livre.
Cirurgião plástico especialista no tema, Dr. Ronaldo Soares, formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, explica de forma técnica o que ocasiona a lesão, chamada pericondrite, e a melhor maneira de preveni-la.
"É causada pelo trauma constante das lutas, através dos atritos e esmagamentos sofridos durante os treinos e combates. A inflamação pode levar à falta de vascularização nas orelhas que, por sua vez, pode provocar a morte do tecido. Essa necrose provoca uma forte reação fibrosa, resultando na formação de nova cartilagem para preencher o espaço lesionado", elucida o médico e influenciador digital da área da saúde.
Ainda de acordo com o Dr. Ronaldo Soares, que utiliza seu instagram com mais de 326 mil seguidores para dar dicas e tirar dúvidas, a melhor maneira de evitar este tipo de lesão é proteger a região com equipamentos próprios, o que é bastante visto em competições de Luta Olímpica, porém ainda é incomum entre lutadores de Jiu-Jitsu.
"Usar protetores auriculares é fundamental. Também é preciso drenar o sangue acumulado assim que ocorrer um trauma auricular com hematoma. Mas, novamente, fazendo o uso correto dos protetores auriculares, as chances de se lesionar diminuem drasticamente", afirma.
O cirurgião também chama a atenção daqueles que costumam drenar o sangue por contra própria em casa ou até mesmo na academia, sem a assepsia que exige tal procedimento.
"O indicado é sempre procurar um pronto-socorro para avaliar o acúmulo de sangue. Caso contrário, pode acarretar em infecções bacterianas", atenta.
É possível também, em casos mais avançados, a correção através de cirurgia.
"Lixamos a cartilagem espessada e irregular para deixar o contorno mais liso", explica Dr. Ronaldo, que costuma fazer de 15 a 30 cirurgias do tipo anualmente. "Cerca de um mês após a cirurgia o paciente está liberado para retomar as atividades."

Lutas
Topuria se aproxima do retorno ao UFC e provoca campeão dos leves
Há 2 horas
Lutas
Jean Silva ironiza ex-campeão do UFC: 'Tu é um bunda mole'
Há 2 dias
Lutas
Com Brasil no topo, UFC define todos eventos até fim de 2026
Há 2 dias
Lutas
Campeão dos pesados abandona cinturão do UFC e abre chance para Poatan
Há 2 dias
Lutas
Em busca do cinturão, Jean Silva finaliza mexicano no Noche UFC; veja resultados
Há 4 dias
Lutas
Silva x Delgado: saiba card completo, horário e onde assistir ao Noche UFC
Há 4 diasMais LANCE!

Jean Silva coloca Brasil no topo do Noche UFC

Com Poatan, UFC divulga lista de todos os brasileiros sob contrato

Poatan reage a críticas de Moicano e dispara: 'Tá falando b…'

Poatan dá ultimato a críticos: 'Podem parar de me seguir'

Poatan cogita voltar aos meios-pesados para enfrentar Borrachinha no UFC

Dana White confirma saída de MVP do UFC: 'Não faz mais parte'

Muito além de torcedor, José Aldo já foi atleta do Flamengo no UFC

José Aldo completa 40 anos com trajetória campeã do WEC ao UFC

Após protesto contra árbitro, lutador do UFC critica Poatan: 'Seja homem'

Semana de luta! Retorno do Brasil ao topo do Noche UFC

Alex Poatan solicita revanche com Cyril Gane: 'Essa é a luta'

Maria Clara Pacheco: de promessa a candidata ao ouro em 2028

Maria Clara Pacheco é ouro no Grand Prix de Taekwondo



