(Foto: Reprodução)

Kaynan Duarte foi o grande vencedor do GP absoluto do Third Coast Grappling (Foto: Hosanna Hull)

LANCE!
05/04/2021
09:30
Texas (EUA)

Considerado um dos faixas-preta mais habilidosos da nova geração do Jiu-Jitsu brasileiro, Kaynan Duarte venceu três adversários na mesma noite e sagrou-se campeão do GP absoluto (peso livre) sem quimono da sexta edição do Third Coast Grappling, que aconteceu sábado (3), em Houston, no Texas (EUA). Além do título, o lutador paulista de 23 anos faturou o cheque de US$15 mil (cerca de R$85.600 reais).

Duarte impôs pressão e controle sobre os dois primeiros adversários (Tex Johnson e Mason Fowler), mas perdeu a chance de pontuar em posições sólidas. No primeiro desafio, precisou ter sangue frio no 'golden score' (ponto de ouro, que encerra imediatamente o combate) para alcançar a vitória. No segundo, o triunfo veio por decisão dos juízes.

Na final - e novamente por decisão dos juízes - ele venceu o também peso-pesado brasileiro Victor Hugo, que na outra ponta da chave havia despachado William Tackett e Nicky Rodriguez.

- O tamanho do tatame não ajudou e estava um pouco escorregadio. Então perdi tração em alguns momentos importantes, e isso abalou velocidade e precisão. Mas no final deu tudo certo. Pessoalmente, gosto de desafios em diferentes regras e estou pronto para qualquer uma", afirmou Duarte, que representa a equipe 'Atos Jiu-Jitsu', liderada por André Galvão.

A próxima edição do Third Coast Grappling acontecerá em 19 de junho. O evento é transmitido exclusivamente no FITE TV, uma das plataformas multi-esportivas que mais crescem nos Estados Unidos.