(Foto: Reprodução)

Dr. Seba com o multicampeão Romulo Barral, que já foi seu paciente (Foto: Arquivo Pessoal)

TATAME
27/08/2020
09:30
São Paulo (SP)

Todo lutador de Jiu-Jitsu possui um inimigo perverso, mais cruel e impiedoso, que faz qualquer um cansar e chegar à exaustão, ou até mesmo desistir depois de algum tempo de batalha. A perda de peso, em todas as esferas, é a parte mais complicada na jornada de um profissional do esporte. Às vezes, sem um acompanhamento profissional, diversos lutadores optam pelo processo de desidratação na semana da luta, o que diminui o rendimento em larga escala, como é dito por médicos do ramo de saúde.

Para atingir seu nível máximo em excelência, de acordo com doutor Seba Sousa, um atleta de Jiu-Jitsu precisa evitar métodos drásticos para perder peso. Em algumas ocasiões, por falta de um acompanhamento, eles optam por desidratar logo na semana da luta.

- Alguns atletas não gostam de fazer dieta, essa é a verdade, e isso dificulta muito a vida deles. Quando eles alinham a dieta deles semanas ou meses atrás, já direcionado para a perda de peso gradual é algo perfeito, eles conseguem ficar com o organismo hidratado, com minerais, aminoácidos e vitaminas essenciais para desempenhar sua função no mais alto nível. Tudo leva um tempo, perder peso não é da noite para o dia. Tem atleta que perde de 5 até 10kg em uma semana, isso é prejudicial para o corpo. O atleta precisa se alimentar bem e fazer periodização nutricional, ele vai conseguir chegar no peso que ele quer com força e resistência. Aqui vai um conselho para você, atleta de Jiu-Jitsu: não desidrate! - auxilia o doutor Seba, faixa-preta de Jiu-Jitsu há mais de 18 anos, como ele conta, a seguir.

- Eu fiz diversos esportes antes do Jiu-Jitsu, mas foi só aqui que me apaixonei. Aprendi a ser disciplinado, a ter foco nos meus objetivos de vida. O Jiu-Jitsu me tornou uma pessoa melhor. Eu sou faixa-preta do professor Marcos Barbosa e treino com ele na sede mesmo aqui, em São Paulo -.

Com trabalho voltado na área da perda de peso há mais de nove anos, Seba foi capaz de criar seu próprio método de emagrecimento, o Perder Mais, onde já conseguiu eliminar mais de 1 tonelada de quilos juntando todos os seus pacientes. A seguir, ele explica como funciona o Perder Mais.

- O Perder Mais é um protocolo de emagrecimento que eu criei nesses mais de 10 anos de medicina, onde eu tenho a metodologia QV. Eu trato meu paciente com uma equipe multidisciplinar, que conta com educador físico, nutricionista e eu, o doutor Seba. O objetivo é que meu paciente não volte ao seu peso inicial e melhore sua qualidade de vida, evitando doenças futuras da velhice. Juntando todos os meus pacientes, eu já fui capaz de eliminar mais de 1 tonelada de quilos nesses anos todos. Perder peso está ligado a alimentação, atividade física e ajustes fisiológicos como, por exemplo, sono e parte hormonal - detalha Seba, formado em medicina pela Uniceuma e pós graduado em longevidade saudável.