Ex-lutador de Vale-Tudo lidera inauguração da Arena Esportiva de Inclusão Boxer, em Porto Alegre
A arena iniciará as suas atividades nos próximos dias, recebendo turmas de acordo com idades e por objetivos de desenvolvimento; saiba mais sobre<br>
- Matéria
- Mais Notícias
Aconteceu, na última quinta-feira (3), a inauguração da Arena Esportiva de Inclusão Boxer, um espaço inédito em Porto Alegre, de 300m², com quadra poliesportiva preparada para promover o desenvolvimento social e iniciação multiesportiva, com atividades psicomotoras, recreativas e cognitivas para crianças que tenham desenvolvimento atípico e típico de 1 a 14 anos.
Estiveram presentes na inauguração da arena esportiva de inclusão o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, os secretários municipais André Barbosa e Mário Ikeda, o ex-prefeito de Bento Gonçalves Guilherme Pasin, o vereador de Bento Gonçalves Eduardo Virissimo, Daniel Random, CEO da Random S.A., Diego Puerta, CEO da Dell do Brasil, José Renato Hopf, CEO da 4All e Roberto Nahas, diretor executivo do Grupo Iesa.
O idealizador da arena é o ex-lutador de Vale-Tudo e faixa-preta de Jiu-Jitsu graduado por Zé Mário Sperry, Fabiano Doca, conhecido no mundo das lutas como Fabiano Boxer. Depois de muitos anos se dedicando ao treinamento de atletas de alto rendimento, ele encara esse novo desafio como a realização de um sonho e de um novo momento na sua vida.
- Quero empregar toda a minha energia, minha técnica, resiliência, tudo o que aprendi no mundo da luta na Arena Esportiva de Inclusão Boxer: humanidade, paciência, humildade e, principalmente, igualdade. Que todos tenham a mesma chance de se desenvolver de forma justa, sem segregação - disse Fabiano.
Para colocar em prática a arena esportiva de inclusão, Fabiano conta com a parceria técnica de dois profissionais com experiência no assunto: a psicopedagoga, analista do comportamento e especialista em Transtorno do Desenvolvimento, Nadja Fávero, e o preparador físico Wagner Zaccani:
- Trabalhar com pessoas que eu admiro e acredito também é a realização de um sonho - completou Fabiano.
Membro da comissão técnica da seleção brasileira de Judô nas últimas edições dos Jogos Olímpicos, Wagner Zaccani será o coordenador técnico, mas também leva as suas experiências pessoais para o trabalho na arena:
- Nunca sonhei em trabalhar com esse perfil de pessoas até eu ter uma filha com deficiência. Nossa visão muda muito. A gente conhece profissionais maravilhosos que influenciam muito na qualidade da vida não somente da criança, mas também dos pais - falou Zaccani, que é pai de Bela, uma criança portadora da Síndrome de Rett.
- As atividades envolverão, além da prática desportiva de diversas modalidades, atividades motoras adaptadas às necessidades individuais de cada aluno. Vamos olhar para a criança com toda a sua potencialidade. O desenvolvimento atípico em si não define uma pessoa - contou.
A psicopedagoga Nadja Fávero, com mais de 20 anos de experiência na área, ressaltou a importância do atendimento especializado para as famílias:
- Sabemos como as famílias sofrem com as faltas de oportunidades em todas as áreas para os seus filhos. E é justamente esse o nosso ponto aqui. Eu acredito muito neste trabalho e sei que será possível fazer a diferença na vida dessas pessoas - ressaltou.
A Arena Esportiva de Inclusão Boxer iniciará as suas atividades nos próximos dias, recebendo turmas de acordo com idades e por objetivos de desenvolvimento. Fabiano Doca acredita que essa iniciativa vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas: “Um homem forte cuida de si mesmo, um homem mais forte cuida de todos”.
A Arena Esportiva de Inclusão Boxer está localizada na Rua Gaston Englert, 42, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias