Como artes marciais podem ajudar agentes de segurança pública no trabalho diário
Especialista em segurança pública, Delegado Luiz Romani explica benefícios do treinamento para policiais

As artes marciais têm sido utilizadas como um método eficaz para treinar e preparar policiais para o trabalho diário. A medida já foi adota em países como os Estados Unidos, França, Índia e Israel. No Brasil, estados como Santa Catarina, Acre e Tocantins também aderiram à técnica que, além de preparar os agentes de segurança pública para o trabalho diário, ajuda no condicionamento físico e equilíbrio psicológico.
De acordo com o especialista em segurança pública Luiz Romani, o ensino de artes marciais deve ser obrigatório para todas as forças de segurança pública. O delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo ressalta que, na maioria dos casos, o policial não usa arma de fogo e sim técnicas de imobilização e defesa pessoal. Ele lembra ainda que em vários países esse treinamento é obrigatório.
"Nos Emirados Árabes, o Jiu-Jitsu é a regra. Inclusive, quem dá os treinamentos são brasileiros. Em alguns países também é obrigatório nas escolas. Esta arte marcial é uma importante ferramenta de defesa pessoal e possibilita neutralizar a ameaça de forma não letal", pontuou.
"Em várias situações, por exemplo, em uma abordagem de indivíduo suspeito da prática de crime, ele pode tentar fugir ou agredir o policial. Neste caso, o agente da lei aplicaria um golpe de imobilização, um 'mata-leão' ou uma chave de braço", completou.
O treinamento deixaria os policiais preparados para agir em casos de emergência e evitaria situações extremas. Nos estados brasileiros que utilizam artes marciais no treinamento de agentes, as técnicas mais utilizadas são o Jiu-Jitsu e o Karatê. Já em Israel, a arte marcial ensinada é o Krav Magá.

Lutas
Strickland projeta volta ao UFC e troca ofensas com Chimaev
Há 46 minutos
Fora de Campo
Combate transmite disputa de cinturão e semifinais do Fight do Milhão
Há 14 horas
Lutas
Jon Jones diz ser bloqueado por Lewis Hamilton: 'Covarde'
Há 1 dia
Lutas
Dana White revela 'contratação dos sonhos' fora do UFC
Há 1 dia
Lutas
Ex-rival de Alex Poatan no UFC é preso nos Estados Unidos
Há 1 dia
Lutas
Makhachev debocha de Charles do Bronx no UFC: 'Ensinar a bater'
Há 2 diasMais LANCE!

Conor McGregor anuncia data de despedida do UFC: 'A última dança'

Ankalaev aceita desafio de Borrachinha no UFC: 'A menos que fuja'

Ex-campeão do UFC se declara a brasileiro: 'Não quero ser espancado'

Valter Walker bate recorde de Demian Maia e fatura bolada no UFC

Valter Walker vence no UFC e desafia árbitro como vingança de Poatan

Ankalaev vence, mas não convence no UFC Abu Dhabi; veja resultados

Vídeo: Conor McGregor treina antes de cirurgia no joelho lesionado

Brasil tem 4 lutas confirmadas no UFC Abu Dhabi; veja pesagem

Medalhista olímpica, Ketleyn Quadros se aposenta dos tatames e é homenageada

Ankalaev pede trilogia no UFC, e Alex Poatan rebate: 'Está vivo?'

Brasileiro ex-UFC confessa agressão contra esposa após prisão em flagrante

Dana White revela bastidores de briga com Anderson Silva: 'Quem é você?'

Charles do Bronx define arma contra algoz no UFC: 'Tudo que ele faz'
