lance biz logo

Lance! Biz

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Ano de 2023 pode demonstrar nivelamento na elite do futebol brasileiro

Clubes vivem momento de investimento financeiro enquanto outros buscam a consolidação da estrutura bem sucedida nos últimos tempos

Montagem - Clubes

Futebol brasileiro vem recebendo investimento nos últimos anos (Foto: Montagem/LANCE!)

Lance! - 31/12/2022 - 17:49

Lance! - 31/12/2022 - 17:49

O ano que começou neste domingo promete, para o futebol brasileiro, uma evolução no sentido financeiro-estrutural. Porque os últimos anos já vem demonstrando que a organização começou a ser importante, mais do que o nome e apenas a capacidade monetária. Desta vez, o processo tem tudo para se aprofundar.

Principalmente a partir do Campeonato Brasileiro. Em 2022, foram rebaixados Juventude, Avaí, Atlético-GO e Ceará. E subiram, para 2023, Bahia, Vasco, Grêmio e Cruzeiro. Quatro campeões da elite, três cujas Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) foram vendidas.

Significa que a Raposa, com Ronaldo no comando, já estava se organizando há mais tempo - após penar mais ainda; o Tricolor Baiano e o Cruz-Maltino contam, agora, com investimentos estrangeiros. O momento é de casa em ordem e montagem do time. Até abril, deverá ter havido melhora.

A régua, em tese, sobe, e os clubes de menos investimento sabem que precisarão ter elencos competitivos para se igualarem nas disputas. O mesmo vale para quem sonha alto, e o Tricolor Gaúcho que o diga - ao anunciar Luis Suárez, um dos grandes atacantes do mundo neste século.

-> Confira a tabela do Campeonato Carioca

A briga pelos títulos, então, promete se acirrar. Se Palmeiras e Flamengo têm sido protagonistas de tudo que disputam nas temporadas mais recentes, deverão ter companhia em breve. Clubes como Athletico-PR e Fortaleza têm degustado da estruturação a médio-longo prazo.

Sem contar aqueles que contam com diferentes níveis e tipos de mecenato. Casos de Botafogo, Atlético-MG e o Red Bull Bragantino, que conta com investimento em modo SAF de mais tempo.

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

Relacionados