STJD planeja denúncia e São Paulo pode ser impedido de contratar
Procuradoria segue analisando dossiê com informações do 'Caso Maidana' e avisa que penas previstas vão desde 'multa até proibição de realização de transferências'

Como prometido, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) fez na tarde desta quinta-feira um pronunciamento sobre a polêmica contratação do zagueiro Iago Maidana, ex-Criciúma, pelo São Paulo. Em nota emitida à imprensa, o procurador-geral Paulo Schmitt avisou que uma denúncia será apresentada pelo órgão na próxima semana e atingirá todas as partes envolvidas no caso. Na pior das hipóteses, o Tricolor Paulista pode ser impedido de fazer contratações na próxima janela de transferências.
- Estamos avaliando toda a documentação encaminhada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e identificando condutas e sanções previstas em normas nacionais e internacionais. A denúncia deve ser apresentada na próxima semana contra todos os envolvidos. As infrações que estão sendo objeto de análise tem penas previstas desde multa até proibição de realização de transferências - explicou Schmitt.
O São Paulo pagou R$ 2,4 milhões por 60% dos direitos econômicos de Maidana, que havia passado dois dias registrado no Monte Cristo, clube da Terceira Divisão de Goiás. Para chegar ao modesto clube goiano, o beque foi comprado do Criciúma por um grupo de investidores chamado Itaquerão Soccer por R$ 800 mil, em prática proibida pela Fifa desde maio.
Além disso, a Itaquerão pertence a um conjunto de empresas de pequeno porte na Zona Leste da capital paulista e que tem como carro-chefe uma distribuidora de bebidas. A CBF, após denúncias da imprensa, exigiu que todas as partes envolvidas enviasse documentos referentes à negociação e elaborou um dossiê, entregue ao STJD na última quarta-feira. Além das possíveis punições do tribunal, o caso também serviu para explodir de vez a crise política no São Paulo.
Confira o artigo 10 do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de atletas de futebol 2015, quebrado nas negociações por Iago Maidana:
Art. 10 – Nenhum clube poderá ajustar ou firmar um contrato que permita a qualquer das partes, ou a terceiros, assumir uma posição em razão da qual possa influir em assuntos laborais e de transferências comprometendo a independência, a política ou a atuação desportiva do clube, em obediência ao art.18bis do regulamento sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores da FIFA e ao art.27-B da Lei nº9.615/98.
Parágrafo único – Por força do art.18ter do Regulamento sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores da FIFA, é vedado que terceiro referido no caput deste artigo obtenha o direito de participar parcial ou integralmente, de um valor de transferência pagável em razão da futura transferência dos direitos de registro de um atleta de um clube para outro.

Cruzeiro
William celebra oportunidade e projeta futuro no Cruzeiro
Há 24 minutos
Corinthians
Raniele comenta sobre critério da arbitragem após empate: 'temos que nos adaptar'
Há 1 hora
Cruzeiro
Artur Jorge vê Cruzeiro dominante em vitória sobre o Coritiba
Há 1 hora
Cruzeiro
Matheus Pereira comenta fase artilheira no Cruzeiro e analisa vitória
Há 1 hora
Vasco
Curopos exalta campanha do Vasco no Brasileiro sub-20: 'A página da Copinha está virada'
Há 2 horas
Corinthians
Renovação de Memphis com o Corinthians entra em fase final; entenda
Há 2 horasMais LANCE!

Matheus Pereira decide, e Cruzeiro vence o Coritiba

Diniz dá tapa na mão de jogador em Corinthians x Athletico-PR; veja

Veja gol em Coritiba x Cruzeiro: Matheus Pereira marca o gol da vitória

Diniz critica gramado da Neo Química Arena e faz cobrança: 'Pior desde a inauguração'

Dê suas notas: avalie os jogadores do Corinthians no empate contra o Athletico-PR

Após empate, torcedores do Corinthians mandam recado a Diniz: 'Errou tudo'

Com time misto, Corinthians empata com o Athletico-PR no Brasileirão

Nova lesão de Yuri Alberto preocupa torcedores: 'Inacreditável'

Yuri Alberto é substituído chorando e preocupa o Corinthians

Grêmio perde para o Bolívar e é eliminado da Sul-Americana

Torcedores do Corinthians lamentam lesão de Labyad: 'Rezar'

Nos pênaltis, Vasco elimina o Santos e vai à final do Brasileiro Sub-20

Arbitragem de Corinthians x Athletico vira alvo nas redes: 'Desesperadora'



