Samuel Xavier

Samuel Xavier é bastante identificado com a torcida do Ceará (Foto: Mauro Jefferson/Cearasc.com)

LANCE!
03/09/2020
23:26
Fortaleza (CE)

Titular absoluto em todos os jogos do Ceará nessa temporada, o lateral Samuel Xavier vem se destacando há um bom tempo. Jogador polivalente e de uma regularidade ímpar, ele é o líder de grandes chances criadas pelo Vozão nesse início de Campeonato Brasileiro – são duas no total, segundo o SofaScore.

Nessa última segunda-feira (24), o atleta recebeu a excelente notícia de que entrou para a seleção dos melhores jogadores da 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, eleição de um dos principais premiações individuais do país.
O camisa 22 do Ceará é idolatrado pela torcida alvinegra, e sabe muito bem desse carinho do torcedor.

Tanto é que ele tem 186 jogos, 9 gols e 10 assistências pelo Vozão, segundo o site de estatísticas BeSoccer. Samuel Xavier é raçudo, habilidoso, rápido, sabe marcar, cruzar, ir à linha de fundo, driblar. Literalmente, um dos laterais mais completos do futebol brasileiro atualmente.

Nesse começo de Brasileirão, segundo o SofaScore, Samuel Xavier ainda é o segundo melhor do time em passes certos, com média de 38.4 (83%). Quando  se fala em passes decisivos, aqueles para gol, ele é o terceiro do time, com média de 1.2 passes.

Para um lateral do calibre e qualidade de Samuel Xavier, é necessário que ele saiba dar bolas longas aos seus companheiros e desarmar o ataque adversário. Nisso, o jogador sabe muito bem: ele é o terceiro melhor do time em bolas longas por jogo, com média de 2.4 bolas. Além disso, o número 22 é o quarto melhor da equipe quando se fala em desarmes, com média de 1.6.
Samuel Xavier atuou em todos os 25 jogos do Ceará em 2020, e todos como  titular. Já são 5 partidas no Brasileiro e 5 como titular máximo do time. Nesse ano já anotou 2 gols.

Ainda em 2020, cinco anos depois, ele conquistou a sua segunda Taça da Copa do Nordeste, com um detalhe importante: os dois títulos de forma invicta. O  atleta do Vozão já tinha sido campeão em 2015. Inclusive, ele tem uma curiosidade interessante: deu as assistências do primeiro gol do primeiro jogo nas finais de 2015 e 2020. Em 2015, Ricardinho fez o gol. Neste ano, Cléber balançou as redes.

O jogador do Vozão é um dos melhores da posição no país e foi o melhor lateral da  competição estadual. Além disso, é um jogador com chegada forte à frente, muitas assistências e grande poder de marcação. Pelo Vozão, Samuel Xavier já foi campeão cearense (2014); da Copa dos Campeões Cearenses (2014) e da Copa do Nordeste (2015 e 2020).