Plenário aprova a urgência do Clube-Empresa com 329 votos a favor
Relator e deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ), formatou o projeto junto com especialistas, clubes, dirigentes, federações, atletas e associações esportivas<br>

O projeto Clube-Empresa, que oferece a oportunidade e incentiva as associações desportivas a saírem do modelo de associação civil para empresa, entrou na pauta de votação e teve sua urgência aprovada nesta terça-feira no plenário da Câmara dos Deputados, com 329 votos a favor.
Aprovada a urgência, o projeto Clube-Empresa deve ser votado nas próximas semanas. Ao LANCE!, o deputado federal Pedro Paulo (DEM/RJ), relator do projeto, falou sobre sua expectativa e explicou o próximo passo na tramitação.
- Expectativa é de aprovação. Claro que temos que ver como serão os conteúdos das emendas, mas tudo está caminhando bem. O número expressivo de votos, quase 330, mostra que temos um o projeto com um ambiente político favorável. O foco sempre será a profissionalização dos clubes. Esse projeto tem também muito potencial social, gerando emprego e renda para população. Isso é ótimo, pois reflete no cenário esportivo como um todo - disse Pedro Paulo.
O relator formatou o projeto junto com especialistas, clubes, dirigentes, federações, atletas e associações esportivas. O objetivo atacar os fatores que levaram o futebol brasileiro ao colapso econômico-financeiro e incentivar a profissionalização do esporte.
- O novo modelo possibilita explorar o potencial que o futebol tem de alavancar recursos, atrair investidores, e fortalecer a economia, multiplicando o
número de empregos diretos e indiretos dos 370 mil atuais, para mais de dois milhões novos postos de trabalho. Segundo um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas, o Pib gerado pelo futebol, que hoje está na faixa de 0,2%, pode aumentar para 1,1%. O impacto socioeconômico que o esporte pode gerar para o país é enorme. Os clubes têm que ajudar a nossa economia e deixar de depender de ações emergenciais do Estado - ressaltou.
Com o projeto, os clubes brasileiros vão entrar num ambiente mais profissional com mais possibilidades de negócios, e vão poder competir de igual para igual com os times estrangeiros, que já adotaram o modelo de clube-empresa, salvo raras exceções. Além disso, a associação desportiva que sair do modelo de associação civil para empresa terá incentivos para ajudar a enfrentar as suas respectivas dívidas.
- O endividamento é um problema comum entre a maioria dos clubes brasileiros. Precisamos interromper esta geração de passivos e responsabilizar os responsáveis. O sufocamento dos clubes tira deles a capacidade de investir, de ter salários em dia, de formar uma geração de novos atletas e de empregar - finalizou.

Fora de Campo
Pedro Ivo aponta erro em derrota do Santos para Palmeiras
Há 29 minutos
Fora de Campo
Jornalista aponta protagonista em Palmeiras x Santos
Há 1 hora
Palmeiras
Arias e Gómez serão reavaliados, e Abel revela plano do Palmeiras no Brasileirão
Há 1 hora
Palmeiras
Abel elogia dedicação de Giay, e lateral celebra primeira assistência no Palmeiras
Há 2 horas
Cruzeiro
Artur Jorge avalia 'coincidência' em duelos do Cruzeiro contra Flamengo e Atlético-MG
Há 3 horas
Fora de Campo
IA crava resultado de Internacional e Grêmio pela Copa do Brasil
Há 3 horasMais LANCE!

Quem pode substituir Calleri? As opções do São Paulo para o ataque

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – quinta-feira (27/08/2026)

Yuri Alberto pode reforçar o Corinthians no clássico contra o Santos

Admar Lopes critica arbitragem de Vasco x Vitória: 'Erro grotesco'

Abel elogia gestão de Leila no Palmeiras e o trabalho feito na base: 'Visionária'

Pedro Emanuel elogia postura da equipe em vitória: 'Espírito do Vasco'

Andreas analisa variação tática do Palmeiras e lamenta gancho 'injusto' da Conmebol

Cuca assume culpa por derrota e diz que Neymar queria ter jogado

Vasco conhece seu adversário das quartas de final da Sul-Americana

Dê suas notas: Vasco vence o Vitória com um a menos

Dê suas notas: avalie as atuações em Palmeiras x Santos

Mesmo com um a menos, Vasco joga bem e supera o Vitória em casa

Presente de aniversário! Palmeiras vence o Santos e abre boa vantagem na Copa do Brasil



