Mural Eduardo Kobra Pelé 80 anos

Kobra e equipe dando os últimos retoques no mural 'Coração Santista' (Montagem sobre imagem de Divulgação)

LANCE!
29/11/2020
07:50
São Paulo (SP)

De todas as homenagens feitas a Pelé pelo seu aniversário de 80 anos completados no último dia 23 de outubro, uma deles não escapa aos olhos de pedestres e transeuntes da Ponta da Praia, região que está sendo revitalizada em Santos. Ali, numa parede de 800 metros quadrados, na fachada do CAT (Centro de Atividades Turísticas), em frente ao Mercado de Peixe, o renomado muralista Eduardo Kobra prestou sua reverência a Pelé e à cidade de Santos.

Trata-se do mural "Coração Santista", inaugurado no dia do aniversário do Rei. Kobra retornou à cidade de Santos justamente para dar os últimos retoques na obra e participar de seu lançamento, 

No mural, há quatro cenas, todas situadas dentro dos arcos (ou círculos) das muretas de Santos, um dos mais conhecidos símbolos da cidade: Pelé, o Bonde, a Bolsa do Café e um Estivador no Porto de Santos.

- Fiz inspirado na imagem de Pelé jogando pela Seleção Brasileira, com o suor escorrendo pela camisa e formando um coração em seu peito, cena captada pelo fotógrafo Luiz Paulo Machado, quando trabalhava na revista Placar. O mérito é do fotógrafo. Procurei respeitar esse instante mágico e mantive até o efeito da luz nas mãos da foto original. Mas, claro, coloquei as cores e também muito preto e branco, dentro das características do meu trabalho. Parece que Pelé está projetado para fora do mural, como um 3D. Também imaginei que o suor tivesse formado a palavra ‘Santos’, como referência ao amor dele pela cidade e pelo clube - explicou o artista.

Além do mural, Kobra também entregou ao Museu Pelé uma serigrafia da cena do Rei do Futebol retratada no mural.