Guia de segurança é criado para coibir violência em estádios no Brasil
Trazendo recomendações para segurança pública e privada, guia tenta um combate com a ajuda de outros órgãos, e define jogos de acordo com 'grupo de risco'

A tentativa de coibir a violência entre organizadas nos estádios deu mais um passo. Nesta terça-feira, foi lançado o guia de segurança nos estádios, documento com cerca de 60 páginas que reúne recomendações para atuação das forças de segurança pública e privada em partidas de futebol.
Elaborado pelos ministérios do Esporte e da Justiça, sob a supervisão da Secretaria Nacional de Segurança Pública e com a colaboração de 18 especialistas, o documento segue determinações do Estatuto do Torcedor e reforça a importância de ações conjuntas para combater a violência. Entre os pontos que mais chamam atenção está a classificação de grupos de risco de jogos, visando planejamento antecipado de medidas de segurança e prevenção.
Partidas com histórico de violência nos últimos cinco anos serão definidos com risco "muito alto". As outras designações são alto, médio e baixo.
Ao Sportv, o secretário geral de futebol, Ricardo Gomyde aponta que é fundamental a participação de outros órgãos para solucionar o problema:
- Precisamos ter algumas soluções para os problemas corriqueiros de violência que a gente tem. No segundo momento, vale destacar a participação plural que houve na confecção do guia. Você não tem como tratar da questão de segurança sem tratar da questão da polícia. Todas as forças de segurança participaram, opinaram, também a sociedade, através de diversas instituições, como as próprias organizadas, então, ele tem um grande mérito, que traz a discussão e aponta soluções. Na prática que vamos testá-lo e se alguma imperfeição houver, há como corrigir - considerou.
O Ministro do Esporte, Ricardo Leyser, afirmou que o guia é uma tentativa d e aprimorar o combate à violência:
- É uma questão séria, o Brasil ainda não resolveu essa questão da violência. Considero que é uma das grandes travas ao desenvolvimento do esporte brasileiro e do futebol, em especial. Ter ambientes pacíficos, que as pessoas possam andar com a camisa dos seus clubes e frequentar o espetáculo sem medo da violência, e o guia vem nesse sentido, numa articulação com os órgãos de segurança no sentido de garantir essa segurança e os direitos do torcedor.

Fora de Campo
Fiel LGBT critica declaração de Hugo Souza, do Corinthians
Há 4 horas
Futebol Nacional
Mudanças forçadas agitam Vasco e Fluminense antes de jogo pela Copa do Brasil
Há 5 horas
Vasco
Vasco se aproxima da contratação de Colidio, do River Plate
Há 7 horas
Cruzeiro
Cruzeiro mira G4 e prega evolução no Brasileirão
Há 7 horas
Vasco
Vasco encaminha contratação de Santiago Sosa
Há 7 horas
Corinthians
Corinthians define retorno de Léo Mana após fim de empréstimo ao Criciúma
Há 8 horasMais LANCE!

Pedro Ferreira é convocado e celebra fase no São Paulo

Vasco x Fluminense: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo pela Copa do Brasil

Botafogo se reapresenta com novidades e mira mês cheio

Artur Jorge destaca peso de Gerson e Matheus Pereira no Cruzeiro

Corinthians confirma grave lesão de meio-campista e atualiza lesionados

Corinthians e Kaio César são absolvidos pelo STJD após confusão contra o Bahia

Palmeiras responde Roberto Carlos, que pediu desculpas por jogar no Corinthians

Enzo Díaz se aproxima de despedida e deve pedir rescisão no São Paulo

Marcelo Paz reconhece problemas no gramado da Neo Química Arena e anuncia medidas

Atlético-MG x Juventude: onde assistir e escalações pela Copa do Brasil

Times tradicionais voltam à elite estadual no primeiro ano de SAF

Lucas Monzón realiza sonho no Botafogo e mira título em 2026

São Paulo anuncia ingressos em promoção contra o Coritiba



