Opinião: 'Futebol brasileiro vive semana histórica: o futuro é agora!'
Especialista em direito esportivo comenta aprovação pelo congresso de 'Lei do Mandante' e "Lei da Sociedade Anônima do Futebol'. Confira o texto!

*Por José Eduardo Junqueira
Na semana passada, o futebol assumiu, com destaque, a pauta legislativa da Câmara dos Deputados. Ao largo das elevadas temperaturas que permeiam o debate político em Brasília, os deputados federais, das mais diversas correntes, acabaram se unindo, em sua maioria, quanto à aprovação de dois itens que podem contribuir para uma verdadeira mudança de rumos no cenário desportivo nacional.
Em uma única semana, a Câmara Federal dedicou-se, de forma efetiva e acertada, a temas que tendem a mudar o curso da história do nosso futebol, ao debruçar-se sobre dois relevantes obstáculos ao desenvolvimento dos clubes no país , a necessidade de aumento de receitas e a elevação do padrão de gestão desportiva, colocando uma lupa sobre a origem de grande parte das mazelas que atingem o futebol brasileiro.
Inicialmente, aprovou-se o teor do Projeto de Lei nº 2336/21, popularmente conhecido como a "Lei do Mandante", a qual altera a regra prevista no Art.42 da Lei Pelé, passando a permitir ao clube mandante a negociação isolada dos direitos de transmissão sobre as partidas cujo mando de campo lhe caiba, independentemente de quem seja o visitante e independentemente do aceite deste quanto à empresa responsável pela transmissão e o valor por esta dispendido para tanto.
>> Identidade, dívidas e investimento: os impactos do marco legal do clube-empresa para o futebol brasileiro
Ao suprimir a necessidade de consenso e conferir tal prerrogativa de negociação e escolha da empresa transmissora exclusivamente ao mandante, o legislador contribuiu decisivamente para a elevação do número de potenciais interessados nas transmissões. Algumas empresas podem não ter condições financeiras e operacionais para promover a cobertura de todos os jogos de determinado campeonato, mas podem ter plenas condições de atender a evento e clubes específicos.
Do ponto de vista econômico, impera a regra básica: quanto maior a demanda, maior o preço praticado. Assim, a tendência natural, com o aumento da competividade, é que os clubes tenham maiores receitas na cessão dos direitos de transmissão.
Na mesma linha, merecendo idêntico destaque, surge a aprovação do Projeto de Lei n.5516/19, aquele que trata da chamada "Lei do clube empresa". O grande destaque desse PL consiste na figura da SAF-Sociedade Anônima do Futebol, a qual se apresenta como a mola propulsora do desenvolvimento do profissionalismo, no âmbito da gestão desportiva nacional.
Historicamente, os grandes clubes insistem em manter o formato jurídico de associações civis sem fins lucrativos, modelo jurídico que viabilizou suas respectivas constituições. Esse não é mais, porém, o cenário esportivo atual, onde a atividade do futebol profissional dá origem e movimenta contratos milionários, das mais diversas naturezas (contratos de trabalho; de cessão de direitos de imagem; cessão de direitos de transmissão, entre outros). No novo ambiente, as ferramentas associativas típicas não estão mais aptas a atender às múltiplas demandas, surgidas a partir do incremento do futebol enquanto atividade econômica por excelência.
É chegada a hora de o futebol brasileiro começar também a descobrir craques e a marcar gols fora das quatro linhas. Assim, que venha a gestão profissional e, com ela, uma nova e tão sonhada realidade econômica e financeira para os clubes de futebol no Brasil. O futuro é agora!
* José Eduardo Junqueira é advogado e professor de Direito Esportivo

Botafogo
Botafogo tem mudanças para enfrentar o Grêmio, com estreante na zaga; veja time
Há 26 minutos
Corinthians
Corinthians quita salários atrasados antes de decisão
Há 39 minutos
Botafogo
Tite vai ao Nilton Santos assistir ao jogo do Botafogo contra o Grêmio
Há 52 minutos
Vasco
Vasco poderá inscrever reforços para a semifinal da Sul-Americana?
Há 56 minutos
Santos
Santos está pronto para buscar a vaga na Sul-Americana; veja escalação
Há 1 hora
Atlético Mineiro
Atlético está escalado para enfrentar o Santos pela Sul-Americana
Há 1 horaMais LANCE!

LDU conta com retrospecto positivo contra brasileiros na altitude; veja números

Tite é anunciado como novo técnico do Botafogo até 2028

Vasco planeja comprar Robert Renan em definitivo, mas ainda avalia outros dois emprestados

Orlando Pride rescinde com Gabi Nunes um mês após contratação

Técnico do Boca detona torcida do São Paulo em decisão

Vasco x Boca Juniors: onde o Cruz-Maltino deve mandar a semifinal da Sul-Americana?

Rafinha reconhece possível erro do São Paulo na demissão de Crespo

Robinho obtém reduções de pena por estudo e trabalho; entenda o caso do ex-jogador

Vote: quem você quer ver contra o Fluminense na semifinal da Libertadores?

Corinthians repudia ataques homofóbicos sofridos por atletas

Justiça nega indenização a ex-Palmeiras por ação contra casa de apostas

Erro do River Plate beneficia rival e impede reforço do Vasco de jogar na Sul-Americana

Corinthians divulga nota após denúncia contra Stabile no MP


