Vasco x Fluminense

Vasco e Fluminense fizeram a final da Taça Guanabara (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)

LANCE!
18/02/2019
18:12
Rio de Janeiro (RJ)

Depois da confusão na final da Taça Guanabara, no último domingo, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) determinou que duelos entre Fluminense e Vasco em competições organizadas por ela só acontecerão caso haja um acordo entre os clubes. Já contra as diversas outras equipes, a torcida do Tricolor carioca poderá ocupar o Setor Sul do estádio, independentemente da condição de visitante e mandante.

Na decisão do primeiro turno do Campeonato Carioca, os clubes protagonizaram uma batalha judicial pelo direito de usar o Setor Sul. O Vasco, mandante, entendia que poderia escolher o lado e começou a vender ingressos para a torcida para o Sul. Já o Fluminense, que tem um contrato com o consórcio, entendia que poderia utilizar o Setor Sul mesmo quando visitante.

De sábado para domingo, uma liminar fez com que o jogo fosse com portões fechados. O Vasco, então, avisou que o jogo teria público e arcaria com a possibilidade de ter de pagar uma multa. Os portões, porém, não foram liberados antes do jogo e um conflito entre Polícia Militar e cruz-maltinos teve início nos arredores do Maracanã. Os portões só foram abertos quando o primeiro tempo da final já tinha quase 30 minutos.

"Determinar que as partidas que envolvam (CR Vasco da Gama x Fluminense FC ou Fluminense FC x CR Vasco da Gama), válidas por competições da FERJ, somente serão programadas ou autorizadas para o estádio do Maracanã caso haja acordo expresso entre os clubes acerca da ocupação do setor sul, ou decisão judicial desportiva sobre o caso. Na disputa de partidas contra outros adversários caberá ao Fluminense FC o direito de ocupar o setor sul, mesmo na condição de visitante, exceto acordo entre as partes ou decisão diversa da justiça desportiva. Esta resolução tem validade até o dia 31 de dezembro de 2019 e entrará em vigor na presente data, revogadas as disposições em contrário", diz trecho de nota oficial da Ferj.