Botafogo
escudo default
0
1
escudo default
Flamengo

Em jogo com gol relâmpago, confusão e expulsões, Flamengo bate Botafogo e segue líder da Taça Guanabara

Matheus Gonçalves garantiu a vitória por 1 a 0 do Rubro-Negro sobre o Alvinegro em jogo com reta final turbulenta neste sábado (25), no Mané Garrincha


Escrito por

Teve de tudo no Estádio Mané Garrincha neste sábado (25). Gol logo nos primeiros segundos, problemas com o VAR e uma reta final marcada por muitas confusões e expulsões... Mas, após muita rispidez, o Flamengo saiu de campo derrotando o Botafogo por 1 a 0 pela nona rodada da Taça Guanabara (primeira fase do Campeonato Carioca). Coube a Matheus Gonçalves garantir a vitória rubro-negra, em arrancada logo aos 25 segundos do primeiro tempo.

O resultado levou os flamenguistas aos 23 pontos, e o time segue na liderança da Taça Guanabara. O Alvinegro, por sua vez, estacionou nos 16 pontos, em terceiro, e ainda pode perder a posição.

+ Veja a tabela do Campeonato Carioca 2023 e simule os resultados

As duas equipes jogam no meio de semana em competições diferentes. Os rubro-negros voltam a campo na terça-feira (28), para realizarem o jogo decisivo da Recopa Sul-Americana, contra o Independiente del Valle, no Maracanã. O Glorioso vai a campo na quinta-feira (2), para encarar o Sergipe, no Batistão, pela primeira fase da Copa do Brasil.

Flamengo X Botafogo
Matheus Gonçalves fez o gol da partida (Foto: Divulgação/ Flamengo)

MAS JÁ?

Bastaram 25 segundos para o Flamengo encontrar um atalho até a rede. Matheus Gonçalves aproveitou uma trapalhada de Daniel Borges e arrancou até a área. Após se desvencilhar de Joel Carli, o camisa 40 rubro-negro mandou a bola para a rede. Embalados, os rubro-negros mantiveram o domínio no meio e viram Matheus Gonçalves tentar um elástico em Daniel Borges. 

+ Polícia, invasão, VAR descalibrado... Botafogo x Flamengo é marcado por confusões

RUBRO-NEGRO SEGUE FIRME

O Botafogo, aos poucos, equilibrou o jogo e chegou a ensaiar uma reação. Patrick de Paula ajeitou e arriscou no canto. No entanto, a equipe se atrapalhava na troca de passes e era envolvida pelo Rubro-Negro.

Impetuosa, o Fla dominava as ações e teve chances de ampliar. Marinho entortou Daniel Borges e chutou, obrigando Lucas Perri a se desdobrar e espalmar. Em seguida, Cleiton levou perigo em cabeçada, enquanto Matheus Gonçalves exigiu Perri em finalização. Matheusão deixou para trás Joel Carli e invadiu a área, mas se enrolou na conclusão e acabou travado.

BOTAFOGO ESBARRA EM ERROS

O Alvinegro demorou, mas voltou a ter oportunidade promissora em um lançamento. Tiquinho Soares surgiu entre os zagueiros e arriscou, obrigando Matheus Cunha a sair para encaixar. Em seguida, Gabriel Pires cobrou falta rente ao travessão. Na reta final, Lucas Fernandes recebeu passe e concluiu com perigo, só que a bola foi para fora.

A volta do intervalo indicou mais emoções. No entanto, a partida se tornou mais "brigada" e com erros sucessivos de passes. Everton Cebolinha passou como quis por Daniel Borges, mas pegou mal ao tentar o cruzamento. O Botafogo lutava com Marçal e Victor Sá, mas continuava pouco incisivo. Lucas Fernandes e Gabriel Pires tentaram chances, mas pouco ameaçaram Matheus Cunha.

LUTA PARA CADENCIAR

Enquanto isso, o Flamengo cadenciava o jogo e continuava a trazer calafrios para a defesa botafoguense. Marinho surgiu livre e bateu rasteiro, fazendo Lucas Perri saltar para defender. Matheus França ainda tentou aproveitar a sobra, mas concluiu em cima da defesa. 

Os comandados de Luís Castro continuavam a buscar jogadas pelos lados com Victor Sá, Lucas Fernandes e Carlos Alberto,  mas pecavam na pontaria. Em seguida, o Rubro-Negro chegou a comemorar um gol. Matheus França chutou e a bola sobrou mascada nos pés de André Luiz. O atacante mandou para a rede, mas o árbitro invalidou a jogada por impedimento. 

VAR, MUITA CONFUSÃO E EXPULSÕES

Aos trancos e barrancos, o Alvinegro partiu para a frente e chegou a celebrar aos 39 minutos. Lucas Fernandes chutou e, após um desvio na zaga, Carlos Alberto mandou para a rede. Atendendo ao VAR, o árbitro anulou a jogada por impedimento. 

O lance deu margem para muita confusão. Em meio a entradas ríspidas, Tiquinho Soares foi advertido por reclamação. Logo depois, seguiu reclamando, recebeu o cartão vermelho e partiu para cima do árbitro. Em meio a muita reclamação, o lateral botafoguense Marçal também foi expulso. Logo após esse episódio, um torcedor do Glorioso invadiu o gramado e demorou a ser retirado pela segurança do estádio. Policiais ainda entraram no campo antes de a partida terminar e saíram depois de um tempo sem saber o que fazer. 

Nos últimos minutos, o Botafogo teve sua última chance de empatar. Matheus Nascimento arrancou pela direita, partiu para a área e, caído, finalizou em cima de Matheus Cunha. Em meio a muita tensão, o Flamengo saiu de campo vitorioso. Depois do apito final, muitos torcedores invadiram o gramado.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 0 x 1 FLAMENGO

Estádio:
Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data e hora: 25 de fevereiro, às 18h
Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira Esposito e Carlos Henrique Alves de Lima Filho
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá
Renda / Público: R$ 2.222.291,17 / 20.374 pagantes

Cartões amarelos: Joel Carli, Lucas Piazon, Gabriel Pires, Marçal, Tchê Tchê (BOT), Everton Cebolinha, Erick Pulgar, Matheuzinho, Marinho (FLA)

Cartões vermelhos:
Joel Carli, Tiquinho Soares e Marçal (BOT)

Gol: Matheus Gonçalves, 25''/1T (0-1)


BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro)

Lucas Perri; Daniel Borges (Matheus Nascimento, 27/2T), Joel Carli (Cuesta, 15/2T), Segovia e Marçal; Tchê Tchê, Patrick de Paula (Lucas Fernandes, 31/1T) e Gabriel Pires; Lucas Piazon (Carlos Alberto, 15/2T), Victor Sá e Tiquinho Soares.

FLAMENGO (Técnico: Vítor Pereira)

Matheus Cunha; Rodrigo Caio, Pablo e Cleiton; Matheuzinho, Erick Pulgar (Evertton Araújo, 15/2T), Igor Jesus (Lorran, 25/2T), Matheus Gonçalves (Matheus França, 15/2T) e Everton Cebolinha; Marinho (André Luiz, 32/2T) e Matheusão.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter