'Decisão do STF não importa em nada', diz ex-dirigente do Grêmio
Membro do Clube dos 13 em 1987 ressalta 'coerência' dos clubes ao se rebelarem contra CBF e ratifica decisão da Copa União: 'Flamengo é campeão brasileiro daquele ano'

A decisão da Primeira Turma do STF em manter o Sport como único campeão brasileiro de 1987 continua a render uma repercussão negativa no mundo do futebol. Ex-presidente do Grêmio na época da criação do Clube dos 13, Paulo Odone declarou ao LANCE! que a determinação jurídica não interfere na certeza de que o campeão nacional foi o Flamengo:
- Talvez ao Sport interesse muito, mas nenhum fato jurídico muda o que nós fizemos no Clube dos 13. O Flamengo é o campeão brasileiro de 1987 e o Internacional, vice. Mesmo com o Inter sendo nosso rival, vou manter a coerência com o que decidimos.
Odone apontou que o veto à exigência do cruzamento de módulos para a Copa União ocorreu em comum acordo entre todos os clubes:
- Quando chegou a exigência da CBF, decidimos que iríamos manter nossa coerência e recusar o cruzamento, é isso que importa. Houve unanimidade dentro dos clubes dos 13 sim, está na ata! O Eurico Miranda foi à CBF e dialogou com eles. O que aconteceu em 1987 não pode ser mudado por ninguém.
O ex-dirigente destacou o impacto da Copa União, e lamentou que o movimento tenha se dissolvido com o passar do tempo:
- O que marcou a Copa União foi a rebeldia dos clubes em relação à CBF. Afinal, antes era a entidade que negociava e repassava para cada clube as cotas de transmissão. Nós mesmos criamos o Clube dos 13 e fizemos acordo com a Rede Globo e a Coca-Cola. Infelizmente, só não se completou porque esta ideia de uma liga foi minimizada. O Clube dos 13, depois, virou uma tesouraria da CBF - lamentou.
O caso saiu das quatro linhas e foi para a esfera jurídica ainda em 1988. E, há décadas, segue a se arrastar em várias instâncias.
BATE-BOLA
PAULO ODONE - Presidente do Grêmio em 1987
1 - Em que momento os clubes perceberam que era a hora de fazer uma ruptura com a CBF e organizar sua própria competição?
Os clubes estavam irritados com a manipulação política que marcava Brasileiro. Sempre víamos mais de 40, 60, chegamos a ter 94 clubes! Decidimos fazer uma reunião em São Paulo, na sede do Palmeiras, e, ao lado de outras lideranças como Carlos Miguel Aidar, Márcio Braga, Eurico Miranda, decidimos que faríamos uma competição mais enxuta. Originalmente, seriam os 13, mas depois completou para 16.
2 - Qual foi a reação de vocês quando, às vésperas do início da Copa União, a CBF anunciou a tabela do Campeonato Brasileiro feita por ela?
Aquela atitude da CBF pegou todo mundo de surpresa. Afinal, meses antes eles não teriam condições de organizar o Brasileiro, e agora estavam fazendo uma tabela? O presidente do Atlético-MG me ligou: "Paulo, se eu não jogar no Olímpico, vamos perder por WO?". Eu disse para ele ficar tranquilo, que a tabela da Copa União era a que valia. A CBF cedeu, na Copa União fizemos uma competição com pontos corridos na primeira fase, seguido de mata-matas, e isto chamou um grande público nos estádios. Aceitamos dividir entre os Módulos Verde e Amarelo, com cada um tendo 16 clubes de maneira unânime.

Atlético Mineiro
Atlético empresta volante a equipe da Série A: veja detalhes
Há 57 minutos
Santos
Santos TV supera Flamengo e Boca Juniors e é eleita a melhor de clubes da América do Sul
Há 1 hora
Fora de Campo
Neymar reage a contratações do Santos: 'Se vai dar certo, eu não sei'
Há 2 horas
Cruzeiro
Confira as opções de Artur Jorge para Santos x Cruzeiro
Há 2 horas
Onde Assistir
Flamengo x São Paulo: onde assistir, horário e prováveis escalações pelo Brasileirão Feminino
Há 2 horas
Fluminense
Fisioterapeuta do Fluminense, Filé conquista Prêmio Confut e destaca evolução na área
Há 2 horasMais LANCE!

Richarlison não aceita contrato longo, e negociação com Vasco chega ao fim

Cruzeiro acerta empréstimo de Viña, do Flamengo; uruguaio estava no River Plate

Domínguez deve escalar força máxima do Atlético contra o Fluminense: veja opções

Lance! estreia 'Modo Carreira': simule sua trajetória no futebol, faça escolhas e vire lenda

São Paulo se aproxima da contratação de Pedro Lima, do Wolverhampton

Neymar promove reencontro da última geração campeã da Seleção no Santos

BASTIDORES: As disputas comerciais e de poder por trás da formação da liga única

Lima revela por que aceitou contrato curto no Santos e reduziu salário para voltar ao Brasil

Sr. Libertadores: Bruno Henrique amplia marcas pelo Flamengo na competição

CEO do Maracanã é sincero sobre possíveis jogos do Vasco no estádio

Atlético alcança sonho e faz apostas pontuais na janela: veja o balanço

Maracanã apresenta 'soluções' para problema do gramado

Em números: a atuação de gala da defesa do Flamengo contra o Del Valle


