Câmara aprova urgência e deve votar congelamento de dívidas do Profut
Projeto de lei do deputado Arthur Maia (DEM-BA) prevê suspensão das dívidas durante período de pandemia e redução em 50% valor do pago a atletas em caso de rescisão

A legislação do futebol brasileiro pode ter novos rumos em breve. Na última terça-feira, a Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência do projeto de lei 2125/2020, que solicita o congelamento das parcelas do Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro) enquanto durar a calamidade pública. O PL prevê também redução de 50% do valor pago a jogadores em caso de rescisão de contrato unilateral com os clubes. Ainda não há definição de quando o assunto entrará em pauta entre os parlamentares.
Criado pelo Governo Federal em 2015, o programa tenta garantir o parcelamento de dívidas fiscais e consolidar a transparência nas finanças da gestão de entidades esportivas.
O requerimento é de autoria do deputado Arthur Maia (DEM-BA), com o objetivo de durar até 31 de dezembro. Ele ponderou que a pandemia do novo coronavírus impede a realização de jogos e campeonatos, causando perda na arrecadação dos clubes e gerando dificuldades para quitar os débitos.
Maia frisa que a suspensão não implicará na rescisão do parcelamento.
"Os recursos que seriam destinados ao pagamento das parcelas suspensas (...) devem ser utilizados pela entidade de prática desportiva para o adimplemento de remuneração de empregados que percebam remuneração até duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social", prevê o projeto.
Caso seja aprovado, o projeto de lei seguirá para o Senado e, de lá, para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.
Apresentado na quinta-feira passada, o projeto de lei conta com o apoio da CBF e dos clubes, de acordo com o "Globo Esporte". Contudo, tem encontrado resistência entre os jogadores de todas as divisões nacionais, além de sindicatos e da Federação Nacional de Atletas Profissionais (Fenapaf).
A contestação é em relação à redução de 50% na cláusula compensatória em caso de rescisão contratual. O senador Romário (PODE-RJ) manifestou-se nas redes sociais em oposição a

Corinthians
Memphis tem mais erros que acertos em pênaltis no Corinthians
Há 2 minutos
Corinthians
Diniz defende Memphis após pênalti perdido: 'Teve coragem'
Há 34 minutos
Corinthians
Corinthians perde bolada com queda nas quartas da Libertadores
Há 1 hora
Palmeiras
Palmeiras provoca o Corinthians após eliminação na Libertadores: 'Acesso negado'
Há 1 hora
Atlético Mineiro
Reinier celebra classificação do Atlético e rebate Neymar: 'A resposta tá dada'
Há 1 hora
Corinthians
Veja o gol da vitória do Estudiantes sobre o Corinthians na Libertadores
Há 1 horaMais LANCE!

Domínguez enaltece espírito dos jogadores e exalta torcida do Atlético

Memphis perde pênalti, e Corinthians é eliminado da Libertadores

Botafogo vai acionar STJD contra CEO do Grêmio após fala sobre 'roubo'

Gabigol diz que acreditava no título do Santos na Sul-Americana e lamenta queda: 'Muito dolorido'

Botafogo irá processar CEO do Grêmio após fala polêmica

Cuca lamenta eliminação do Santos e diz que alguns jogadores 'sentiram a diferença do gramado'

Bellão celebra resultado do Botafogo em passagem de bastão a Tite: 'Momento de alegria'

Santos deixa de arrecadar premiação milionária na Sul-Americana; veja valor

Botafogo sofre, mas vence o Grêmio e respira no Brasileirão

Atlético-MG provoca Neymar após classificação na Sul-Americana; veja

Atlético busca reação, vence Santos nos pênaltis e se classifica na Sul-Americana

Fluminense e Palmeiras fazem terceiro mata-mata da história; veja retrospecto

Pênalti marcado para o Palmeiras divide opiniões: 'Era óbvio'


