menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Athletico suspende dois torcedores por protesto dentro do avião; veja vídeo

Sócios do Furacão ficam impedidos de frequentar a Arena da Baixada

imagem cameraTorcedor do Athletico protesta dentro do avião. Foto: Reprodução/Monique Vilela
b11e71d9-b9eb-4b30-94cf-390c11f78a40_IMG_6204-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Guilherme Moreira
Curitiba (PR)
Dia 23/07/2025
15:51
Atualizado há 0 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Athletico suspendeu dois torcedores que protestaram no desembarque da delegação rubro-negra no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na noite de domingo (20). A dupla reclamou do mau momento do Furacão na Série B, competição que ocupa a nona posição.

continua após a publicidade

Outros 15 sócios, integrantes da organizada Os Fanáticos, também receberam a mesma punição.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

André Wille e Bruna Azevedo, casal e sócios do Furacão, estão impedidos de frequentar a Arena da Baixada e outras dependências do clube por "tempo indeterminado". Eles foram avisados da punição horas antes do empate em 1 a 1 com a Ferroviária-SP, na terça-feira (22).

De acordo com o documento da Câmara de Ética e Disciplina do Athletico, a dupla "proferiu ofensas e ameaças contra o segurança do clube" e "ofendeu e ameaçou outros passageiros". Os sócios foram enquadrados nos artigos 30 e 31 do Estatuto Social, com pena prevista de seis meses a um ano de suspensão.

continua após a publicidade

A associação Nosso Atlético, que pleiteia um "Furacão transparente, democrático e participativo", vai auxiliar juridicamente os torcedores para reverter a decisão. O casal nega as ameaças.

Nas imagens, seja dentro do avião ou no pátio, é possível ver o torcedor reclamar que "largo meu trabalho para viver isso" e "que gasto meu dinheiro e não estou ganhando para estar aqui". Ainda é audível, no fundo, uma fala "enquanto vocês não levarem um p**, vocês não vão aprender". Um segurança do Athletico tenta intervir, enquanto os jogadores acompanham em silêncio.

continua após a publicidade

Organizada do Athletico tem 15 integrantes punidos

Cerca de 30 integrantes da torcida Os Fanáticos também estiveram presentes no aeroporto para protestar e alguns deles foram punidos da mesma forma. Segundo nota oficial, 15 levaram suspensão em jogos do Furacão.

Na ocasião, a delegação do Athletico não saiu pelo portão principal do pátio, e os torcedores só viram os atletas e o staff pela parte de fora. A manifestação mirou o presidente Mario Celso Petraglia, o diretor Márcio Lara e os jogadores. O técnico Odair Hellmann foi poupado dos gritos de protestos, enquanto o goleiro Mycael, que falhou em três jogos da Série B, se tornou o principal alvo entre os atletas.

A revolta aconteceu pela derrota por 3 a 2 para o Volta Redonda, então vice-lanterna, no sábado (19), no Raulino de Oliveira, após abrir dois gols de vantagem. O Athletico é o nono colocado, com 24 pontos, a três pontos do primeiro time que abre o grupo de acesso.

  1. "Não é mole não, tem que ter raça pra jogador no Furacão"
  2. "Eu tenho saudades do Furacão jogando com vontade"
  3. "Time sem vergonha"
  4. "Fora, todo mundo! Diretoria e elenco vagabundo"
Organizada do Athletico vai até o aeroporto, mas delegação desvia saída do pátio. Foto: Fernando Azevedo

Esse é o segundo protesto da torcida atleticana em pouco mais de um mês. Em 11 de junho, 50 torcedores foram à Arena da Baixada para reclamar, principalmente, da diretoria - a equipe ocupava a 12ª colocação da Série B.

Um dia após a primeira manifestação, o Athletico demitiu o diretor de futebol, Rodrigo Possebon, que, em maio, avaliou o elenco de "altíssimo nível e o melhor da Série B". Na sequência, Eduardo Freeland, do Avaí, assumiu o cargo.

Na atual janela de transferências, que começou em 10 de julho e vai até 2 de setembro, o clube contratou o zagueiro Aguirre (Atlético Nacional-COL), o lateral-direito Gastón Benavídez (Talleres-ARG) e os atacantes Mendoza (León-MEX) e Viveros (Atlético Nacional-COL). O gasto foi de R$ 38,7 milhões.

A diretoria ainda procura um zagueiro e dois volantes.

Athletico sofre na temporada

Após ser rebaixado na Série A em 2024, o Athletico segue sem encontrar um rumo no futebol. Nesta temporada, além da campanha irregular na Série B, o Furacão caiu nas semifinais do Paranaense, com uma derrota por 3 a 0 para o Maringá, na Arena.

Na Copa do Brasil, o time passou por Pouso Alegre, Guarany de Bagé e Brusque. O Furacão vai encarar o São Paulo nas oitavas de final, com a ida em 31 de julho (Morumbi) e a volta em 6 de agosto (Arena da Baixada).

➡️ Veja as notícias do Athletico

Próximos jogos do Athletico

  • América-MG x Athletico: domingo (27), às 18h30, Arena Independência
  • Athletico x Paysandu: domingo (3), às 18h30, Arena da Baixada
  • Criciúma x Athletico: segunda (11), às 19h, Heriberto Hülse
  • Matéria
  • Mais Notícias