Assembleia da CBF dá aval à Liga, mas só se ela cumprir requisitos
Votação em prol de enquadramento em leis e estatutos foi por unanimidade

A assembleia geral da CBF aprovou nesta terça-feira a realização da Primeira Liga, competição organizada pela Liga Sul-Minas-Rio, por unanimidade. Mas a euforia tem que ser segurada. Os dirigentes pontuaram que a disputa deverá seguir requisitos estatutários já definidos, como, por exemplo, que os participantes sigam um critério técnico de participação. Até Rubens Lopes, presidente da Ferj, votou a favor, mas dentro dos critérios de legalidade.
- A CBF não se opõe à realização. Tem que acontecer como na Copa Verde e na Copa do Nordeste. Se existe alguma disposição, tem que ter todos os entes envolvidos. Tem que respeitar a disciplina do futebol, os estatutos, ordenamento jurídico, direito dos atletas e calendário nacional -disse o secretário-geral da CBF, Walter Feldman.
Feldman reforçou o argumento citando Alexandre Kalil, CEO da Liga, que disse que a relação com a CBF estava cortada:
- O CEO da Liga, Kalil disse que num momento nervoso daria um jeito na lei. Mas não dá para ser assim. A lei tem que ser respeitada por todos.
Uma das mudanças que podem ocorrer na competição mediante à adaptação aos requisitos é a entrada do Espírito Santo na competição. Com o entendimento de que é um estado da mesma região que os outros da Sul-Minas-Rio, o presidente da federação local reforçou o desejo de participar da disputa.
- Vamos aguardar as adequações. Acreditamos que é uma liga Sul-Sudeste, fazemos parte do Sudeste. Esse pleito não foi levado para a assembleia porque não estava na pauta - disse Gustavo Vieira.
O posicionamento da Liga é que, do ponto de vista da Lei Pelé, em especial os artigos 16 a 20, que tratam das ligas, o cumprimento está garantido. Além disso, a Sul-Minas-Rio considera a assembleia geral da CBF nula, porque os clubes não foram convocados. Por fim, a Liga garante que está pronta para ser organizada independentemente de CBF e federações, e já tem estruturada a parte de arbitragem, justiça desportiva e doping.

Palmeiras
Abel Ferreira, Giay e Marlon Freitas retornam ao Palmeiras; saiba como foi a atividade
Há 1 hora
Seleção Brasileira
Brasil busca primeira vitória sobre a Noruega; histórico recente alimenta esperança
Há 1 hora
Botafogo
Botafogo segue intertemporada após definições e trabalha visando mercado
Há 1 hora
Futebol Nacional
Membros de organizada são presos por atentado à filha de presidente do Ceará
Há 1 hora
Cruzeiro
Clube da Série A avança nas negociações por Gabriel Pec
Há 2 horas
Cruzeiro
Cruzeiro x Defensor-URU: horário, preço de ingressos e local do amistoso são alterados
Há 3 horasMais LANCE!

São Paulo anuncia contratação do atacante Victor Sá

Romelu Lukaku, o artilheiro belga com alma brasileira e recordes milionários

Franclim Carvalho fica para trás, e Vasco define novo alvo para treinador

Saúde de Parreira: ex-técnico respira sem aparelhos após cirurgia

Vasco vive onda de mudanças nos bastidores após afastamento de Pedrinho da SAF

Bola aérea e ataque ineficiente: raio-x das derrotas do Atlético-MG com Domínguez

São Paulo segue preparação para retorno do Brasileirão; veja programação

Felipe Anderson celebra marca importante pelo Palmeiras e projeta sequência

Enquete Lance!: torcida escolhe destaque do Cruzeiro no primeiro semestre

Thiago Silva vê volta ao Fluminense como pedido de desculpas e explica saída: 'Primeira vez'

Jemmes abre mão, e Thiago Silva voltará a usar a camisa 3 do Fluminense

Interventora da SAF do Vasco alega 'fato grave' sobre segurança e renuncia após apenas seis dias

Palmeiras treina em dois períodos e confirma jogo-treino na intertemporada



