Xavi, técnico do Barcelona, fala sobre casos de racismo contra Vini Jr na La Liga
Brasileiro foi alvo de ofensas e injúrias raciais em duelo contra o Valencia

Em entrevista coletiva, o técnico do Barcelona, Xavi Hernández, foi questionado sobre os casos de racismo contra o atacante brasileiro Vinícius Jr. Deixando a rivalidade Barça-Real Madrid de lado, o comandante deu sua opinião em relação à recorrência das injúrias raciais contra o camisa 20 merengue.
- Bom, eu fico feliz com essa pergunta. Sempre penso que essas coisas acontecem em um ambiente de trabalho. Eu não sei o motivo, mas o futebol é o único esporte que aceita insultos. Eu trabalho na área técnica e me chamam de "filho de algo", ou o que possa imaginar. E eu estou trabalhando. Eu não vejo um padeiro passar por isso, ou um pedreiro, ou um jornalista. Só no futebol. Os insultos precisam parar, precisam estar fora do futebol. Acho que é uma mensagem para o presidente da liga, da federação, todos. Quem tem que aguentar um insulto? Se você insulta um pedreiro, ele te acerta com o ladrilho na cabeça. Temos que nos impor. Com insultos, a partida tem que parar, ninguém é obrigado a aguentar este tipo de coisa - disparou o treinador blaugrana.
+ 10% OFF nos mantos internacionais a partir de R$299,90 com o cupom: LANCEFUT
- Precisamos ser ríspidos com este tipo de coisa, acho que é um tema educacional. Precisamos educar as pessoas de alguma maneira que elas entendam que não se vai a um estádio de futebol insultar alguém. Não vamos ao teatro ofender alguém. Posso não gostar, mas não ofendo. Não acho que chegue ao ponto de assumir que a La Liga ou a Espanha são racistas. Mas há atos racistas. E devemos condenar estes atos. Muitos dizem que os futebolistas e os treinadores devem ser um exemplo para a sociedade, mas se estamos em um entorno que nos ofende e nos xingam de tudo, não podemos ser um exemplo. E é isso que se passa com Vini, não tem como não se revoltar - completou Xavi.
Com o Barcelona, o técnico já tem o título espanhol assegurado. Foi a sua primeira conquista de La Liga à beira do campo, com quatro rodadas de antecedência. Para o rival, a fase não está boa. Com a derrota para o Valencia, os merengues voltaram para a terceira colocação na tabela e foram ultrapassados pelo Atlético de Madrid. Vinícius Jr foi alvo de cânticos racistas durante alguns momentos do duelo, que chegou a ser paralisado por nove minutos, e foi expulso após sofrer um mata-leão de Hugo Duro e devolver lhe acertando no rosto, sendo o único a ser expulso.

Futebol Internacional
Veja gol em Portugal x País de Gales: João Félix abre o placar
Há 4 minutos
Futebol Internacional
Veja gol em Holanda x Alemanha: Nmecha abre o placar
Há 23 minutos
Futebol Internacional
Guilherme detalha adaptação ao Houston Dynamo: 'Me deixaram à vontade'
Há 1 hora
Futebol Internacional
Após 72 anos, Adidas se despede da Alemanha com última camisa da parceria
Há 1 hora
Seleção Brasileira
Conheça o zagueiro Vitor Reis, aposta de Ancelotti na Seleção
Há 1 hora
Uruguai
Diego Forlán estreia com derrota no comando da seleção do Uruguai
Há 1 horaMais LANCE!

Gallardo estreia com derrota do Equador para a Coreia do Sul por 3 a 0

Real Madrid confirma lesão de Konaté e zaga vira dor de cabeça para Mourinho

Que horas é o jogo do Brasil? Veja horário e onde assistir

Noruega x Dinamarca: onde assistir, horário e escalações

Portugal x Gales: onde assistir, horário e escalações

Sérvia x Grécia: onde assistir, horário e escalações

Corinthians terá dois jogadores como titulares da Seleção contra a Austrália

Jogadores de Atlético e Cruzeiro participam de derrota do Equador: veja as atuações

Klopp e Xavi estreiam em duelo entre Alemanha e Holanda pela Nations League

Holanda x Alemanha: onde assistir, horário e escalações

Andorra x Malta: odds, palpites e onde assistir hoje

Clube italiano anuncia ex-Real Madrid como novo reforço

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – quinta-feira (24/09/2026)



