Único brasileiro titular na conquista, Morato celebra primeiro título com o Benfica
Após quatro anos de jejum em Portugal, Encarnados conquistaram seu 38º título nacional

Foi apenas na 34ª e última rodada da Primeira Liga que o Benfica confirmou sua boa temporada e selou o título português. Jogando em casa, em Lisboa, as Águias atropelaram o Santa Clara por 3 a 0 no último sábado (27) e conquistaram o 38º título de sua história – o Porto, segundo maior campeão, tem 30.
No Benfica desde 2019, o zagueiro Morato, de 21 anos, concluiu sua segunda temporada no time principal e falou sobre sua primeira conquista profissional.
- É o momento mais especial da minha carreira, sem dúvidas. Sempre sonhei em me tornar um jogador, atuar em grandes equipes e poder comemorar títulos como esse. Jogar no Estádio da Luz lotado em um dia de festa é uma experiência incrível. Vamos comemorar muito.
O zagueiro, revelado pelo São Paulo, foi o único titular brasileiro de Roger Schmidt na partida final, que ainda contou com os compatriotas David Neres e Gilberto entrando no segundo tempo e Lucas Veríssimo no banco. Contra o Santa Clara, Morato mais uma vez compôs a zaga com o argentino Otamendi, capitão da equipe e campeão do mundo pela Argentina no Qatar em 2022.
O troféu da Primeira Liga 22-23 teve importância extra, pois encerrou um incômodo jejum de quatro anos sem conquistas dos Encarnados - período em que a equipe de Lisboa viu o Porto levantar sete troféus e o Sporting outros quatro.
- Os torcedores estavam engasgados e nós também, porque somos benfiquistas e essa seca é muito incomum por aqui. Esse troféu coroou uma temporada fantástica da nossa equipe. Fomos melhores do começo ao fim - contou Morato.
De fato, o Benfica teve uma temporada quase irrepreensível. Nas primeiras sete rodadas da liga, foram sete vitórias. Contando todas as competições, a invencibilidade durou 28 jogos e só caiu no dia 30 de dezembro. Na Champions League, as Águias foram sorteadas para o chamado "grupo da morte", ao lado de PSG e Juventus, e se classificaram em primeiro lugar, de maneira invicta. O time parou apenas nas quartas de final, eliminado pela Inter de Milão, que em junho disputará a final contra o Manchester City. Na Primeira Liga, o Benfica liderou de ponta a ponta.
- Foi uma temporada muito boa, e devemos muito disso aos jogadores que compraram a ideia do Mister. Ele trouxe uma proposta de jogo agressiva e uma mentalidade vencedora para o nosso vestiário - revelou Morato, que foi titular absoluto do Benfica nos nove primeiros jogos da temporada, até que uma lesão no tornozelo o afastou por dois meses e meio, deixando-o fora por 17 partidas.
Ao retornar, o zagueiro viu a dupla Otamendi e António Silva já firmada, mas conquistou seu espaço e deixou até mesmo os compatriotas Lucas Veríssimo e João Victor (hoje emprestado ao Nantes, da França) para trás na preferência de Roger Schmidt. No total, Morato fez 21 jogos, marcou um gol e levantou seu primeiro troféu pelo clube português em uma temporada que comprovou seu crescimento e lhe deu outro status na equipe.

Futebol Internacional
Mourinho revela detalhes da renovação de Vini Jr e Real Madrid
Há 10 minutos
Futebol Internacional
Jornal espanhol coloca Antony acima de Isco como estrela do Real Betis
Há 16 minutos
Futebol Internacional
José Mourinho minimiza acerto de Rodri com o Barcelona: 'Não faz falta'
Há 26 minutos
Futebol Internacional
Presidente do Bayern se assusta com estado de saúde de Musiala: 'É uma tragédia'
Há 44 minutos
Futebol Internacional
AO VIVO: Acompanhe a quarta-feira (19) do mercado da bola internacional
Há 51 minutos
Fluminense
Mais uma vez, Fábio! Goleiro brilha e classificação do Fluminense ganha a Europa
Há 1 horaMais LANCE!

Fala de Thiago Silva a Marcão repercute na Europa: 'Sua paixão'

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – quarta-feira (19/08/2026)

Chaveamento da Libertadores: veja possíveis confrontos após classificação do Fluminense

Chaveamento da Sul-Americana: veja adversário do São Paulo e caminho dos brasileiros

Atlético de Madrid x Málaga: onde assistir ao vivo, horário e escalações de La Liga

Al-Hilal faz proposta astronômica por atacante do Aston Villa

Fenerbahçe e Lyon empatam em duelo por vaga na fase de liga da Champions

Técnico de Seleção na Copa desmaia em briga de esposa e ex

Musiala revela disfunção neurológica que causou desmaios em campo; entenda

Mourinho já teria grande problema no Real Madrid antes mesmo de sua estreia oficial

Com vitória do Al-Nassr, veja quem já está classificado na Copa do Rei da Arábia Saudita

Renovação entre Memphis e Corinthians repercute na Europa: 'Digno de novela'

Premier League: quem volta valorizado após a Copa do Mundo?



