Montagem - Salah, Lucas Moura, Hazard e Aubameyang

Salah, Lucas, Hazard e Aubameyang são alguns dos melhores representantes de seus clubes (Foto: Reprodução)

LANCE!
14/05/2019
14:11
Londres (ING)

Pela primeira vez na história, quatro equipes do mesmo país vão protagonizar as duas principais finais europeias. Liverpool e Tottenham disputam o título da Liga dos Campeões, enquanto Arsenal e Chelsea decidem a Liga Europa com um empolgante clássico londrino.

Os ingleses, protagonistas da Europa, tem méritos. Klopp e Pochettino revolucionaram Liverpool e Tottenham, respectivamente, com um trabalho longevo e minucioso. Com momentos distintos, os quatro clubes também se destacam por seus projetos e grandes jogadores.

FATOR KLOPP

Klopp
Falta um título para Klopp se consagrar de vez (Foto: Reprodução)

Klopp revolucionou o Liverpool. Seus métodos de treinamento, a intensidade de seu estilo de jogo e as contratações decisivas recolocaram os Reds no patamar de disputa. O treinador, porém, ainda não conquistou um título em sua trajetória. No último domingo, bateu na trave (por um ponto) e perdeu o título da Premier League, para o City. Vontade não falta e a Liga dos Campeões é uma chance de ouro.

OS MELHORES SÃO VERMELHOS

Virgil Van Dijk e Sadio Mané
Van Dijk foi eleito o melhor jogador da Premier League, Mané, o artilheiro (Foto: AFP)

A campanha do Liverpool na Premier League pode não ter rendido o título, mas escancarou a boa fase do clube na temporada. Van Dijk foi eleito o melhor jogador da temporada, Salah e Mané foram os artilheiros (junto com Aubameyang), enquanto Alisson ganhou o prêmio de melhor goleiro. O entrosamento ganha ainda mais coesão com a adição de jogadores do porte de Firmino, Fabinho e Alexander-Arnold.

FATOR POCHETTINO

Pochettino
Pochettino é a cara do Tottenham (Foto: Reprodução)

Maurício Pochettino é parecido com Klopp. Revolucionou o Tottenham, mas ainda não conquistou títulos. Ele é um dos principais fatores da ascensão e sucesso dos Spurs. Foi quem deu oportunidade para Kane e quem contratou Dele Alli. Formou a base da equipe e institucionalizou um novo jeito de jogar. Assim como o treinador do Liverpool, não falta gana para a conquista do título.

PROTAGONISTAS

Tottenham x Arsenal - Alli e Kane
Kane e Alli se juntam a Son e Lucas no sistema ofensivo dos Spurs (Foto: Ian Kington / AFP)

Harry Kane é o principal expoente do Tottenham, mas ainda não sabe se vai jogar, pois busca se recuperar a tempo de uma lesão. Pochettino, porém, encontrou soluções. Primeiro, com Son, que assumiu o protagonismo ao lado de Dele Alli, na ausência do atacante. Quando Son não estava presente, a aposta foi em Lucas, que ganhou ânimo e confiança ao ser o herói da classificação. A base da equipe também conta com jogadores estabelecidos e identificados com a equipe, como Lloris, Verthongen e Trippier.

REFORMULAÇÃO PÓS-WENGER

Unai Emery - Napoli x Arsenal
Emery aplicou rapidamente seu estilo (Foto: AFP)

Unai Emery foi o escolhido para substituir Arsene Wenger, no comando do Arsenal, após 22 anos. O francês impôs seu estilo, que tem como grande expoente a aposta nos jovens. Guendouzi, volante de 19 anos, dominou o meio ao lado do uruguaio Torreira. Aubameyang e Lacazette fizeram uma grande dupla (veja mais abaixo). Emery já conquistou a Liga Europa três vezes, com o Sevilla e é um especialista na competição.

DUPLINHA

Aubameyang e Lacazette
Aubameyang e Lacazette fazem uma das melhores duplas da atualidade (Foto: Reprodução)

Aubameyang e Lacazatte são os grandes destaques do Arsenal. Dos 105 gols dos Gunners na temporada, os jogadores, juntos, foram responsáveis por 50, ou seja, 47% do total. Se incluir as assistências (21, ao todo), os dois participaram diretamente de 67% dos tentos marcados. Auba tem números melhores, com 31 gols em 50 jogos, além de oito assistências. Laca, por sua vez, soma 19 gols e 13 passes para gol.

REDENÇÃO

Giroud - Chelsea x Crystal Palace
Giroud ganhou fôlego na Liga Europa (Foto: Glyn Kirk / AFP)

A temporada do Chelsea foi de altos e baixos. O clube viveu um período ruim, com Sarri sendo cogitado para deixar a equipe. O técnico se manteve nos Blues, mas não na briga por título da Premier League. A conquista da Liga Europa é uma chance de salvar a temporada. Outro que busca redenção é Giroud. Pouco utilizado na Premier League, está cotado para deixar o clube no fim da temporada. Na Liga Europa, porém, tem grande desempenho: dez gols em 13 jogos, além de três assistências.

FIM DIGNO

Hazard se despede do Chelsea
Hazard deve sair no fim da temporada (Foto: AFP)

Cotadíssimo no Real Madrid, é muito provável que essa seja a última temporada de Eden Hazard. Ainda sem confirmar nada, o belga, em entrevista, sempre fala em "terminar a temporada da melhor maneira" no Chelsea. Isso significa a busca do título. Hazard segue como o grande jogador da equipe. Ao todo, são 19 gols e 16 assistências em 51 jogos.