Opinião: 'O que faria Cruyff sábado?'
Miguel Rico, diretor-adjunto do jornal espanhol "Mundo Deportivo", parceiro do LANCE!, comenta sobre o legado do ídolo holandês

Se eu tivesse que avaliar o reconhecimento de Johan Cruyff, definiria com uma palavra: unanimidade. Eu nunca vi nada parecido em qualquer gramado. Cada sentença pronunciada, cada texto publicado foi o resultado lógico para o confronto com a evidência objetiva esmagadora de sua obra majestosa. Sua figura é agora marca definitivamente indelével. Mantê-lo vivo, visível, depende deles que desde quinta-feira, e pelo menos até sábado, voltaram-se para confessar seguidores da palavra divina do profeta. Veremos que acontecerá a seguir...
Enquanto isso, tudo o que foi feito, e mais, ainda parece ter pouco já foi muito. Em particular, o documento assinado por todos os presidentes do clube, que foi aprovado sem alterações ou objeção. Mais um assinado sem lê-lo. Incondicionalmente. Mas isso é a marca registrada de todos aqueles que têm representado e representam o clube. E isso significa compromisso eterno. A Cruyff é reconhecido para nunca esquecer. Pois, sem ser, é sempre. Com seu nome no estádio (ou não), com uma cadeira perpétua e sempre vazio no palco (ou não), mas tê-lo sempre presente. Qualquer que seja o caso, mas não traí-lo. Conforme decidido, qualquer um. Planejada ou espontânea, ou ambos ao mesmo tempo. Fazendo a 14 minutos minutos de Cruyff, ou fazendo o que todo mundo se sente que requer memória.
E assim, sem saber o que deve ser realizado nesta infinita gratidão, honestamente, não se pode pensar em melhor maneira de torná-lo visível, a persistir em sua ideia. A partir da relação inegociável com a origem, a bola.
O Barça é de todos, mas o futebol do Barça, é dele. De Johan. E no sábado Cruyff não estará no clássico entre Barcelona e Real Madrid, que será jogado sem ele. Como é que os jogadores reagirão a esta desvantagem emocional? O Camp Nou lotado. Cem mil pessoas, entregues incondicionalmente à causa, não preencherão o vazio de sua ausência. E no gramado, o time e o treinador do Barcelona viverão uma situação única: defender o nome de Cruyff impresso na camisa.
Um cenário único em que, precisamente por isso, essencialmente, bem acima do marcador, vai provar o contrário do que eles sempre nos disse. A verdade é que só morre uma vez, mas você sempre pode viver.
E para confirmar, o Barça tem que continuar a jogar futebol como se nada tivesse acontecido. Mas isso, é claro, como fazê-lo em momentos tão especiais? Guardiola disse outro dia, quando ele estava a perdendo por 2 a 0 em casa contra a Juventus, ele se perguntou o que ele faria se fosse Cruyff, como estava, com a corda no pescoço. Pep não nos disse qual foi a resposta, mas sabemos o resultado. O Bayern lutou e virou para 4 a 2 diante da Juventus. Talvez Luis Enrique, vai fazer a mesma pergunta. O que faria Cruyff se estivesse no meu lugar no sábado? Outra pergunta sem resposta, mas, o conhecendo, Johan diria aos jogadores: "Esqueça tudo. Entre e desfrute."
> Leia o texto original aqui

Futebol Internacional
Odegaard decide no segundo tempo, e Arsenal vence o Napoli fora de casa na Champions
Há 8 minutos
Futebol Internacional
Liverpool busca virada emocionante contra o Atlético de Madrid na Champions
Há 18 minutos
Futebol Internacional
Surpresa de Ancelotti, Jair desabafa após convocação inédita para a Seleção
Há 33 minutos
Champions League
Ex-Flamengo, Ryan Roberto projeta estreia na Champions League
Há 48 minutos
Futebol Internacional
Cria do Vasco vira destaque nos Emirados Árabes e bate marca
Há 1 hora
Futebol Internacional
Europeus reagem à convocação da Seleção Brasileira de Ancelotti: 'Revolução'
Há 1 horaMais LANCE!

Idade média da convocação da Seleção Brasileira despenca; compare

Quando Mbappé ou Haaland quebrarão o recorde de gols de Cristiano Ronaldo na Champions League?

Com gol de Gabriel Jesus, Barcelona atropela Feyenoord na estreia da Champins

Quem são as novidades na convocação da Seleção Brasileira?

Raphinha vira assunto em jogo do Barcelona na Champions: 'Inacreditável'

Ancelotti faz 1ª convocação da Seleção pós-Copa; veja nomes

Agenda da Seleção Brasileira: veja as datas dos próximos amistosos

Brasileiro é principal candidato para assumir a capitania de gigante europeu

Messi acerta compra de clube da segunda divisão da Espanha

Afastado desde fevereiro, Edu Gaspar deixa o Nottingham Forest

Que horas é o jogo do Barcelona hoje? Veja horário e onde assistir

Bola de Ouro 2026: LaLiga tem sete jogadores entre os indicados

Gabriel Jesus desabafa e conta detalhes de sua ida ao Barcelona: 'De repente'
