Taça da Champions

Champions vai mudar de formato (Foto: AFP)

LANCE!
10/05/2019
12:36
Nyon (SUI)

A Uefa vai mudar o modelo de classificação da Liga dos Campeões a partir de 2024. Atualmente, duas vagas vem de ligas europeias (campeão da Champions e Liga Europa). O novo modelo propõem contemplar quatro vagas provenientes das ligas europeias. Além disso, ao invés das vagas virem dos campeonatos nacionais, as equipes passariam a integrar a Champions de acordo com o desenvolvimento na própria competição.

ATUALIZAÇÃO

Atualmente, as 30 vagas da Liga dos Campeões vem de 55 ligas nacionais. O que dá espaço para países com menos tradição no esporte. A partir de 2024, a ideia é mudar: com oito clubes em quatro grupos. Os primeiros quatro colocados de cada grupo já estariam garantidos na próxima edição.

NOVO FORMATO NÃO AGRADA

A agência 'AP' revelou um documento que mostra como vai ser feito o novo sistema. A Liga Europa se tornaria uma espécie de segunda divisão continental. A competição passaria a ceder quatro vagas, assim como a Champions. As outras 24 vagas viriam do desenvolvimento das equipes na edição anterior da Liga dos Campeões. A medida não tem agradado.

- Temos que estar incluídos no processo de decisão sobre o futuro das competições europeias. O processo tem que mudar, da informação à verdadeira negociação (...). As competições domésticas têm que ser a base das competições internacionais. É preciso se classificar para as competições da Uefa através dos campeonatos nacionais. Sem isso, é impossível manter o interesse dos torcedores - disse Lars-Christer Olsson, presidente da Associação de Ligas Profissionais

NOVAS DIVISÕES

A Uefa também planeja criar uma terceira divisão europeia, composta por 64 clubes classificados pelas divisões nacionais. A Liga Europa teria 32 clubes, com 20 vindo de torneios nacionais.