Em meio à pandemia, divisões inferiores da Inglaterra finalizam restante da temporada 2019/2020

Diante da crise do novo coronavírus, National League decide cancelar as quinta e sexta divisões nacionais. Até o momento, as outras quatro ligas do país seguem normalmente

Estádio divisões inferiores da Inglaterra
National League anuncia o cancelamento dos jogos restantes das quinta e sexta divisões da Inglaterra (Foto: Divulgação/Dulwich Hamlet FC)

Escrito por

Diante de um clima de incerteza que paira no ar sobre o futuro das principais ligas europeias, o mundo do futebol recebeu mais uma notícia desanimadora.  Nesta quarta, National League, entidade responsável por organizar as quinta e sexta divisões inglesas, anunciou o cancelamento das rodadas restantes das  competições. A decisão ocorreu sem qualquer votação, pois mais de 90% dos envolvidos eram em prol do encerramento da temporada 2019/2020.

De acordo com Michael Tattersall, executivo da National League, a medida foi necessária diante do cenário atual. Para ele, com o cancelamento dos jogos que faltavam, os clubes terão que conviver com uma nova realidade mercadológica e comercial. 

- No momento em que o país inteiro está lutando contra o impacto devastador da Covid-19, o cancelamento das partidas restantes da temporada traz um certo grau de certeza aos nossos clubes para lidar com as implicações comerciais do vírus - afirmou Michael Tattersall.

O próximo passo será definir as novas regras de acesso e rebaixamento dos clubes, já que a competição foi finalizada sem estas definições. Segundo a entidade, uma das opções emergenciais é elaborar uma classificação por meio de ponto corridos, apesar de nem todas as equipes terem jogado a mesma quantidade de partidas.

Assim, apenas as quatro primeiras divisões da Inglaterra seguem com a tabela ativa, aguardando as próximas coordenadas dos protocolos da Organização Mundial da saúde (OMS) e do governo britânico. Ao todo, são 11 divisões, contando com as semi-profissionais e amadoras, que ainda continuam ativa, mas podem ser suspensas a qualquer momento.

Por fim, segundo o jornal britânico 'The Independent', diversos clubes defendem o cancelamento também da terceira e quarta divisões do futebol do país, algo que pode ocorrer caso o período de isolamento social e a paralisação do futebol na Inglaterra permaneça por mais tempo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter