La Liga denuncia insultos a Messi e Piqué em clássico no Bernabéu

Entidade envia denúncias semanais sobre os cânticos intolerantes e que incitam a violência nas torcidas do país

Real Madrid x Barcelona
Messi marcou um dos gols da partida em Madri (Foto: AFP)

Escrito por

Nesta semana, a Liga Nacional de Futebol da Espanha enviou uma denúncia ao Comitê de Competições da Federação Espanhola e à Comissão Antiviolência sobre ofensas a Lionel Messi e Gerard Piqué no Santiago Bernabéu, em clássico contra o Real Madrid. O Barcelona ganhou a partida por 3 a 0 no dia 23 de dezembro.

O documento da entidade informa que o cântico “Messi. Messi subnormal”, sugerindo que o argentino sofre de algum distúrbio mental, foi entoado aos 19 minutos do segundo tempo por cerca de mil torcedores madrilenhos. Vale ressaltar que o próprio Real já havia punido 17 torcedores em 2014 pelas mesmas palavras sobre o camisa 10 do Barça.

Já Piqué foi insultado aos 38 minutos. O relatório afirma que mais ou menos 1300 torcedores ofenderam o polêmico zagueiro dizendo “Piqué cabrón, Espanha é a sua nação”. Isso faz referência ao movimento separatista da Catalunha, ao qual o jogador apoia declaradamente.

O Código de Discplina Desportiva da Federação Espanhola proíbe músicas que incitem a violência, o raciscmo, xenofobia e/ou a intolerância no esporte. A La Liga envia, desde 2016, denúncias semanais sobre esse tipo de episódio.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter