Em forma de protesto, Barcelona opta por não treinar nesta terça
Jogadores do clube blaugrana estão dispensados dos treinamentos na Ciudad Deportiva no dia 3 de outubro. Paralisação é organizada pelo órgão 'Mesa para la Democracia'

O Barcelona seguiu a onda de protestos na Catalunha e, nesta segunda-feira, funcionários do clube pararam por 15 minutos em protesto contra a violência e brutalidade dos policiais diante da população local, durante a votação do referendo que discute a independência da região, no último domingo. Além disso, os Blaugranas decidiram que não haverá treinamento nesta terça.
A paralisação geral das atividades neste dia 3 de outubro tem como intuito, segundo comunicado oficial, aderir a uma paralisação promovida pelo órgão "Mesa para la Democracia" - cujo objetivo é convocar pessoas de todo país para protestarem contra a violência das autoridades espanholas. Com isso, todos os atletas e funcionários estão dispensados da apresentação.
📷 O treino desta segunda-feira, em imagens. Veja a galeria completa! https://t.co/idI0zHX7Zc 🔴🔵 pic.twitter.com/U7ipAZPwAP
— FC Barcelona (@fcbarcelona_br) 2 de outubro de 2017
Nesta segunda, logo depois de paralisações de funcionários em protestos no Camp Nou, em La Masia, no Miniestadi e na Cidade Esportiva da equipe, o time de Ernesto Valverde, líder isolado da La Liga, treinou normalmente. Os jogadores da seleção espanhola e o trio sul-americano Paulinho, Messi e Suárez não estiveram presentes por conta da semana de "data Fifa".
Outras dois clubes da Catalunha, Girona, debutante na elite, e o Espanyol também abraçaram o protesto impulsionado pela "Mesa por la Democracia".
CRÍTICAS DA IMPRENSA
Em meio ao turbilhão de protestos que assolam a Catalunha, o Barcelona entrou em campo no último domingo, no Camp Nou, para encarar o Las Palmas. A princípio, o Barça não jogaria - até pela pressão da torcida para que isso ocorresse. Com receio de perder seis pontos no Espanhol, uma forma de sanção, o time culé decidiu duelar, porém com os portões fechados. Venceu por 3 a 0, com gols de Messi (2) e Busquets.

Contudo, a decisão do Barcelona gerou insatisfação da imprensa catalã, sobretudo. Diversos jornais esportivos vão na mesma direção. Qualificam como "vergonhosa" a decisão do clube em entrar em campo com portões fechados contra o Las Palmas. O domingo era de votação no referendo que teve o sim ganhando com 90% pelo desejo de se separar da Espanha. A polícia espanhola usou de força e agrediu quem tentou votar. Mais de 800 feridos foram contabilizados. Leia mais no Blog do Bechler.

Onde Assistir
Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – sábado (12/09/2026)
Há 2 horas
Futebol Nacional
Agenda do futebol: cinco jogos imperdíveis neste fim de semana (12/09 e 13/09)
Há 4 horas
Vasco
Richarlison não aceita contrato longo, e negociação com Vasco chega ao fim
Há 15 horas
Lance! Negócios
Lance! estreia 'Modo Carreira': simule sua trajetória no futebol, faça escolhas e vire lenda
Há 17 horas
São Paulo
São Paulo se aproxima da contratação de Pedro Lima, do Wolverhampton
Há 17 horas
Fora de Campo
João Pedro viraliza após prêmio entregue pela Premier League: 'Bizarro'
Há 17 horasMais LANCE!

Mbappé reage sobre o apelido de 'ditador' e revela incômodo

São Paulo recebe mais de R$ 110 mil em multa por ocorrências contra o Bolívar

Sevilla x Valencia: odds, horário e onde assistir hoje

Ex-Flamengo comemora primeiro gol em novo time, e torcedores reagem

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – sexta-feira (11/09/2026)

James Rodríguez volta a jogar na Colômbia após 19 anos; veja clube

Bayern de Munique goleia Bodo/Glimt por 5 a 0 na Champions League

Com gol de Matheus Cunha, United atropela novato na Champions League

Nem Messi: Raphinha alcança feito que não ocorria no Barcelona há 68 anos

Ex-Botafogo e Palmeiras marca dois em estreia como titular na MLS

Boto esclarece novela envolvendo negociação entre Flamengo e Luiz Henrique

Deco abre o jogo sobre tentativa do Barcelona por Julián Álvarez

Espanhóis repercutem vitória do Palmeiras na Libertadores: 'Agridoce'



