FINALISTA: Confira a trajetória do Manchester City na Champions League até à decisão

Decisão está marcada para este sábado (10, a partir das 16h (de Brasília)

Manchester City x Chelsea - Final da Champions League - Pep Guardiola
Manchester City vai em busca do título inédito da Champions League (Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / POOL / AFP)

Escrito por

A decisão da Champions League se aproxima e o Manchester City vai ter a oportunidade de conquistar a primeira taça. Neste sábado (10), o time de Guardiola vai encarar a Inter de Milão, de Simone Inzaghi, às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia. A trajetória dos ingleses até a semifinal foi marcada por sete vitórias e cinco empates, podendo ser campeão invicto. 

FASE DE GRUPOS
Favorito no grupo G, o City cumpriu o papel e se classificou em primeiro lugar com 14 pontos, vencendo quatro partidas e empatando duas.

+ Messi é anunciado por novo clube, Jorge Jesus acerta com seleção… o Dia do Mercado!

SEVILLA
A estreia na competição foi contra o Sevilla, em uma vitória maiúscula, fora de casa, por 4 a 0. O artilheiro da competição, Haaland, estreou com dois gols, um em cada etapa. Phil FOden e Rúben Dias completaram o placar, em jogo marcado pelo domínio dos ingleses.

Na segunda partida entre as equipes, pela sexta e última rodada, ambas as equipes iniciaram com time misto. O primeiro tempo terminou com vitória dos espanhóis, com gol de Rafa Mir, e, ao longo da partida, as substituições foram feitas, com o City chegando ao primeiro gol no início da segunda etapa. Logo depois, mais dois gols e a virada concretizada em 3 a 1, com gols de Rico Lewis, Julián Álvarez e Mahrez. 

BORUSSIA DORTMUND
O adversário que deu mais trabalho ao Manchester City foi o Borussia Dortmund. Na segunda rodada, o confronto terminou com mais uma vitória, por 2 a 1, mas não foi fácil. Jude Bellingham, nova promessa do futebol, abriu o placar para os alemães, aos 11 minutos do segundo tempo. Mas a superioridade técnica dos ingleses foi maior e a virada veio com Stones, aos 35, e Haaland, aos 39. 

A partida de volta, pela quinta rodada, terminou empatada em 0 a 0. Com certa dificuldade contra um time forte dentro de casa, com grande presença da torcida, o time de Guardiola não conseguiu quebrar o sistema defensivo e voltou para Inglaterra com apenas um ponto garantido.

COPENHAGUE
O dia 5 de outubro de 2022 foi marcado por mais uma goleada na fase de grupos. Pela 3ª rodada, contra o Copenhague, da Dinamarca, o City aplicou 5 a 0, com dois gols de Haaland, Khocholava, contra, Mahrez e Julián Álvarez. À esta altura, o Manchester chegava aos 9 pontos e encaminhava a classificação para a fase eliminatória.

Na semana seguinte, a quarta rodada, contra o mesmo adversário dinamarquês. Desta vez, fora de casa, o City fez a pior partida da fase de grupos. Somente no primeiro tempo, Rodri teve um gol anulado, Mahrez desperdiçou uma cobrança de pênalti e Sergio Gómez foi expulso, todos com interferência do VAR. O empate marcou a classificação para as oitavas de finais, mas também a ausência de Haaland durante 90 minutos.

OITAVAS DE FINAL
O primeiro adversário das fases eliminatórias foi o RB Leipzig, em uma partida sonolenta, na Red Bull Arena. O City abriu o placar, aos 26 minutos, com Mahrez. A vitória escapou no segundo tempo, aos 25, com Gvardiol, em erro de Ederson na saída de bola.

A volta foi marcada por uma partida histórica. O Manchester City venceu o RB Leipzig por 7 a 0, mas o feito do artilheiro Haaland chamou mais a atenção. O norueguês marcou incríveis cinco gols, de todas as formas, de pênalti, cabeça, com a perna esquerda, direita e joelho, se tornando o jogador mais jovem a marcar 30 vezes na Champions League, e em menos tempo, apenas 25 jogos. Gundogan e De Bruyne completaram o placar largo, levando o City às quartas de final.

QUARTAS DE FINAL
O primeiro grande clássico europeu do Manchester City foi contra o Bayern de Munique. À espera de uma partida disputada, o Bayern não tomou conhecimento das táticas de Guardiola e sofreu uma derrota por 3 a 0, com gols de Rodri, Bernardo Silva e Haaland. A vitória deixou os ingleses com um pé na classificação, podendo perder por até dois gols.

Na partida de volta, no Allianz Arena, empate em 1 a 1, com gols de Kimmich e Haaland, novamente. Pelo terceiro ano seguido, o City chegou à semifinal.

SEMIFINAL
O duelo mais esperado da temporada 2022/23, classificada como final antecipada, aconteceu no dia 9 de maio deste ano. Em pleno Santiago Bernabéu, Real Madrid e Manchester City empataram em 1 a 1. A partida ficou marcada pela forma como Rüdiger anulou o cometa Haaland, que desta vez não marcou gol. Vinícius Júnior, ainda no primeiro tempo, e De Bruyne marcaram dois golaços de fora da área e levaram a decisão empatada para o Etihad Stadium.

Na partida decisiva, na semana seguinte, na Inglaterra, o Real Madrid sofreu uma de suas maiores goleadas na história da competição ao perder por 4 a 0, sofrendo dois gols, com Bernardo Silva, ainda no primeiro tempo. Akanji e Julián Álvarez completaram o placar. O resultado não era esperado, mas deixou evidente a superioridade do time de Guardiola na Europa, capaz de desbancar até mesmo o maior vencedor da competição, com 14 títulos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter