Diretor campeão da Libertadores pelo Grêmio é novo executivo da MLS
André Zanotta, premiado como melhor de seu cargo no Brasil em 2017, é o novo diretor executivo de futebol do FC Dallas, clube da Liga Americana

O ex-diretor executivo de futebol do Grêmio, André Zanotta, foi anunciado oficialmente nesta quarta-feira, para ocupar o mesmo cargo no FC Dallas, que disputa a Major League Soccer, liga de futebol dos Estados Unidos. O profissional foi um dos responsáveis pela montagem do elenco gremista que conquistou a Copa Libertadores e vice-campeonato Mundial em 2017, além dos títulos da Recopa Sul-Americana e Gauchão em 2018.
Também com passagens por Santos e Sport Recife, além de uma experiência no México, Zanotta chega ao Dallas FC com a missão de levar a franquia à inédita conquista da MLS Cup.
- Estou muito animado. Sem dúvida é o maior desafio da minha carreira. Vou para um outro país, outra língua, outra cultura. É a liga que mais tem se desenvolvido ao longo dos últimos anos, com planos bastante ambiciosos. Me sinto um privilegiado de poder participar do crescimento da MLS e quero ajudar o Dallas a ter grandes conquistas - afirma.
O paulista de 38 anos esteve nos Estados Unidos nas últimas semanas conhecendo o novo clube, atletas e comissão técnica. Ele exercerá o cargo pelo qual foi o eleito o melhor na temporada de 2017, prêmio concedido na Conferência Nacional de Futebol - CONAFUT.
- Minha função no Dallas será muito parecida à que exerci nos clubes em que trabalhei, porém, existem algumas diferenças significativas. Uma delas é que o alcance da MLS é mais global, quando buscamos atletas para o nosso elenco. Recentemente, por exemplo, a equipe contratou um atacante da República Tcheca, que se destacou no último campeonato polonês, um perfil de atleta que dificilmente interessaria aos clubes brasileiros - explicou.
Zanotta acrescenta outras peculiaridades que já pôde observar nesse período de adaptação ao novo clube, destaca o nível de evolução dos times americano, e coloca o Dallas num patamar acima dos clubes brasileiros:
- Notei que o ambiente de trabalho é extremamente profissional. Algo que os clubes brasileiros têm evoluído, mas ainda estão longe do patamar que vi no Dallas. Também se nota uma estabilidade muito maior das pessoas nos cargos, como muitos executivos importantes com mais de dez anos de trabalho na mesma equipe. Ou seja, acredita-se muito no trabalho desenvolvido a longo prazo. O Clube e a Liga dão respaldo para que isso aconteça.
Não é usual que executivos recebam propostas de clubes de fora do Brasil. Desta maneira, Zanotta expressa seu sentimento acerca do fato.
- Me sinto muito honrado de ser um dos pouquíssimos executivos a trabalhar em um clube fora do Brasil. Recebi várias mensagens de colegas manifestando apoio a minha ida aos Estados Unidos. Espero poder abrir um novo mercado para que outros profissionais possam seguir o mesmo caminho - completa.

Futebol Internacional
Salah encaminha acordo com novo time após deixar o Liverpool
Há 37 minutos
Futebol Internacional
Lyon perde na Champions, e jornal aponta falta de Endrick como motivo
Há 1 hora
Futebol Internacional
Sem clube, Enner Valencia negocia acordo com gigante sul-americano
Há 1 hora
Futebol Internacional
Ex-Palmeiras, Gustavo Garcia projeta nova temporada pelo Famalicão
Há 1 hora
Seleção Brasileira
Seleção Brasileira Sub-20 inicia preparação na Granja Comary com foco no Sul-Americano
Há 1 hora
Futebol Internacional
Espanhóis repercutem supostas exigências de Memphis ao Corinthians: 'Enlouqueceu'
Há 1 horaMais LANCE!

Rick brilha em goleada do Talleres e elogia Jorge Sampaoli

Aston Villa mira lateral do Atlético de Madrid para substituir Digne

Time de Rayan vence por 10 a 1, e ex-Vasco passa em branco

Torcedores e ídolos do Milan comparecem ao velório de Baresi

Gabi Nunes é anunciada pelo Orlando Pride e jogará com Marta, Luana, Angelina e Rafaelle

Cria do Atlético inicia temporada em alta no futebol europeu

Ex-São Paulo, Newerton traça metas após título com Shakhtar Donetsk

Conheça a proposta que levou a Uefa a tentar tornar a Fifa ingovernável

Yan Couto deixa Dortmund e se acerta com clube italiano

Chelsea chega a 10 reforços e lidera gastos no futebol europeu

Vini Jr quebra o silêncio após retorno ao Real Madrid

Ex-Vasco, Palacios é alvo de investigação após operação contra tráfico de drogas

Cidades-sede dos EUA cobram Fifa por promessa milionária feita para a Copa do Mundo de 2026



