Conmebol atualiza ranking de clubes e define cabeças de chave da Libertadores 2023

River Plate lidera, e Palmeiras e Flamengo, em segundo e terceiro, respectivamente, são os brasileiros em melhor colocação. Rubro-Negro estará no Grupo A por ser o atual campeão

Libertadores 2022 - Troféu
Ranking da Conmebol considera desempenho em torneios sul-americanos e nacionais (Foto: Divulgação / Conmebol)

Escrito por

A Conmebol divulgou nesta sexta-feira o ranking atualizado de clubes da América do Sul, e o River Plate (ARG) é quem lidera a lista. Fechando o pódio está o Palmeiras, em segundo, e o Flamengo, atual campeão da Libertadores, na terceira colocação. Os três times venceram as últimas cinco edições do principal torneio do continente.

Outros quatro times brasileiros estão entre os dez melhores, segundo o ranking: Grêmio (5º), Athletico-PR (7º), São Paulo (9º) e Santos (10º). O Independiente del Valle (EQU), atual campeão da Copa Sul-Americana, aparece na 12ª colocação.

+ Veja a tabela, os jogos e o chaveamento da Copa do Mundo de 2022 até a final


Com esta definição por parte da Conmebol, estão confirmados também os cabeças de chave para o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores 2023. Por ser o último campeão, o Flamengo estará no Grupo A. River Plate (ARG), Palmeiras, Boca Juniors (ARG), Nacional (URU), Athletico-PR, Independiente del Valle (EQU) e Olimpia (PAR) completam a lista.

Como informado primeiramente pelo LANCE! em outubro, a Conmebol vai sortear as fases preliminares 1, 2 e 3 da Libertadores no dia 21 de dezembro, na sede da entidade, em Luque, no Paraguai. No mesmo dia, os confrontos da fase preliminar da Sul-Americana também serão conhecidos.

+ Ranking de clubes da Conmebol é atualizado: saiba a posição do seu time

O sorteio das fases de grupos das duas principais competições de clubes da América do Sul será realizado apenas em março, após a conclusão das fases preliminares. A Conmebol ainda não definiu qual será o dia.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter