Champions terá mudanças nas fases eliminatórias a partir de 2018
Ingleses, espanhóis, alemães e italianos entram direto na fase de grupos. Portugueses e franceses enfrentam mais uma eliminatória, mas terão uma 'compensação' financeira

A possibilidade da criação de uma Superliga Europeia fez com que a Liga dos Campeões da Europa sofresse algumas alterações a partir de 2018. Preocupada, a Uefa procurou os líderes da European Club Association (ECA) para demovê-los da ideia. A missão foi lograda com êxito. Em contrapartida, a entidade cedeu em alguns pontos que serão oficializados na cerimônia de gala do dia 25 de agosto, em Mônaco.
A principal mudança está no número de clubes que entram direto na fase de grupos. Os quatro melhores países do ranking da Uefa não terão mais times no play-off final. A partir de 2018 e, pelo menos, até 2021, Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália terão todos os representantes distribuídos nas chaves, sem o risco de uma eliminação precoce.
O formato prejudicará países abaixo no coeficiente, cujo campeão chegava direto à fase de grupos. Não contemplados pela mudança, Portugal (5º colocado) e França (6ª colocada) seguem com três representantes. A diferença, agora, é que um time de cada federação terá que disputar uma eliminatória a mais. Dois lusitanos e dois gauleses estão garantidos diretamente, como ocorre no modelo atual.
Em contrapartida, a distribuição de verbas fará com que chegue mais dinheiro aos clubes dos últimos finalistas da Eurocopa por conta da participação em mais uma fase. Tudo isso graças à redução do "market pool", porcentagem ligada à dimensão do mercado de cada país. Neste aspecto, a Inglaterra levava vantagem sobre os concorrentes pelo número de pessoas que consomem o produto Champions League.
A nova organização financeira será baseada em qualificações e vitórias por participação e desempenho. Deste modo, as grandes ligas ganham a garantia de entrada nos grupos (junto com o prêmio da classificação), mas perdem uma parte da receita que tinham assegurado por pertencerem a um mercado maior.
Real Madrid, Juventus, Paris Saint-Germain e Manchester United eram os clubes mais entusiasmados com a criação de uma Superliga continental.

Futebol Internacional
Com hat-trick de Ferran Torres, PSG atropela o Slovan Bratislava por 6 a 1 na Champions
Há 3 horas
Futebol Internacional
Odegaard decide no segundo tempo, e Arsenal vence o Napoli fora de casa na Champions
Há 4 horas
Futebol Internacional
Liverpool busca virada emocionante contra o Atlético de Madrid na Champions
Há 4 horas
Futebol Internacional
Surpresa de Ancelotti, Jair desabafa após convocação inédita para a Seleção
Há 4 horas
Champions League
Ex-Flamengo, Ryan Roberto projeta estreia na Champions League
Há 4 horas
Futebol Internacional
Cria do Vasco vira destaque nos Emirados Árabes e bate marca
Há 5 horasMais LANCE!

Europeus reagem à convocação da Seleção Brasileira de Ancelotti: 'Revolução'

Idade média da convocação da Seleção Brasileira despenca; compare

Quando Mbappé ou Haaland quebrarão o recorde de gols de Cristiano Ronaldo na Champions League?

Com gol de Gabriel Jesus, Barcelona atropela Feyenoord na estreia da Champins

Quem são as novidades na convocação da Seleção Brasileira?

Raphinha vira assunto em jogo do Barcelona na Champions: 'Inacreditável'

Ancelotti faz 1ª convocação da Seleção pós-Copa; veja nomes

Agenda da Seleção Brasileira: veja as datas dos próximos amistosos

Brasileiro é principal candidato para assumir a capitania de gigante europeu

Messi acerta compra de clube da segunda divisão da Espanha

Afastado desde fevereiro, Edu Gaspar deixa o Nottingham Forest

Que horas é o jogo do Barcelona hoje? Veja horário e onde assistir

Bola de Ouro 2026: LaLiga tem sete jogadores entre os indicados



