Bom ou ruim? Confira balanço dos jogadores que atuam no futebol brasileiro e foram convocados para a Data Fifa
Apenas cinco clubes da Série A não tiveram atletas chamados para defender suas respectivas seleções

No último final de semana, a Série A do Campeonato Brasileiro foi paralisada para a disputa dos jogos da Data Fifa. Na América do Sul, as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 tiveram início no dia 7 de setembro, e diversos jogadores do futebol do Brasil foram chamados para defender suas respectivas seleções.
Entre os times que estão na final da Copa do Brasil, Flamengo e São Paulo cederam cinco atletas ao todo, sendo dois do Rubro-Negro e três do Tricolor Paulista. Já o líder da liga, o Botafogo, teve seu goleiro Lucas Perri convocado de última hora por Fernando Diniz, técnico do Fluminense. Confira como foi a Data Fifa para os futebolistas que atuam no futebol brasileiro.
O MAIOR NÚMERO
O Athletico-PR foi o time que mais cedeu jogadores para suas seleções nacionais e teve motivos para sorrir, mesmo longe dos gramados. Dos sete atletas que foram chamados, dois balançaram as redes: Vidal, na derrota do Chile para o Uruguai por 3 a 1, e Canobbio, na virada sofrida pela Celeste por 2 a 1 para o Equador. O chileno, porém, sofreu uma lesão no joelho e precisará passar por cirurgia. Entre os outros cinco, Zapelli e Esquivel não atuaram pela Argentina de Lionel Scaloni, e o jovem Fernando Nava não chegou a jogar pela Bolívia.
Já os brasileiros Mycael e Vitor Roque, convocados pelo Brasil Sub-23, foram derrotados no primeiro compromisso frente ao Marrocos e disputariam a revanche, mas o compromisso foi cancelado devido a um terremoto de alta magnitude que atingiu o país africano.
CAMISA PESADA
Apesar da má fase vivida pelo Santos, ainda assim a equipe teve cinco atletas convocados, apenas abaixo do Furacão. Além da vaga de Marcos Leonardo no sub-23 brasileiro, os bolivianos Miguelito e Enzo Monteiro, e os venezuelanos Tomás Rincón e Soteldo estiveram disponíveis nas partidas. Dos quatro estrangeiros, apenas Enzo Monteiro não chegou a estar em campo; a dupla vinotinta entrou em campo durante os jogos e ajudou a equipe a vencer o Paraguai por 1 a 0.
Quatro times cederam quartetos de jogadores para as equipes nacionais. Pelo Fluminense, André e Nino foram chamados por Fernando Diniz, comandante tricolor, para integrar o Brasil profissional; no sub-23, Alexsander recebeu a oportunidade, mas quem brilhou foi o colombiano Jhon Arias, que deu linda assistência para Borré marcar o gol da vitória na estreia contra a Venezuela. Já os atletas de Grêmio, Palmeiras e Internacional tiveram passagens sem brilho por suas seleções.

OLHO NA DECISÃO
Entre os times que cederam três, o Corinthians não viu grandes atuações de Rojas, Bruno Méndez e Moscardo; o Vasco teve Medel, Pumita e Marlon Gomes chamados, sem brilho; mas quem tem algo a reclamar é o São Paulo. Aguardando a final da Copa do Brasil, o Soberano teve James Rodríguez e Welington passando em branco. A notícia ruim ficou por conta de Arboleda, que se lesionou gravemente e ainda passará por exames mais detalhados, mas preocupa para a decisão.
O Flamengo, adversário do Tricolor pelo troféu, não teve problemas nem entusiasmos com a dupla Pulgar e Matheus Cunha. Já o Botafogo, líder do Brasileirão, foi recompensado pela boa fase com a convocação de Lucas Perri para a Seleção, apesar de o arqueiro não ter entrado em campo. Quem também recebeu uma oportunidade foi Jacob Montes, que marcou um dos gols do passeio da Nicarágua por 5 a 1 sobre a seleção de Barbados. O Bragantino também teve dois jogadores chamados, com Léo Realpe e Hurtado recebendo alguns minutos com a camisa do Equador.

Goiás e Coritiba, que brigam contra o rebaixamento, também tiveram atletas convocados. Lucas Halter, do Esmeraldino, foi chamado pela seleção sub-23, mas não chegou a entrar contra o Marrocos. Já o chileno Kuscevic, do Coxa, assistiu do banco de reservas os tropeços contra Uruguai e Colômbia. Paulinho, do Atlético-MG, fechou a lista ao atuar também pela Seleção Brasileira pré-olímpica. América-MG, Bahia, Cuiabá, Fortaleza e Cruzeiro não tiveram jogadores chamados para atuar na Data Fifa.
O Campeonato Brasileiro terá retorno nesta quarta-feira (13). Flamengo e São Paulo, por decidirem a final em dois domingos, tiveram seus jogos da liga adiantados e entrarão em campo para disputar partidas válidas pela 23ª rodada. O Rubro-Negro jogará contra o Athletico Paranense em Cariacica, enquanto o Tricolor visitará o Internacional em compromisso difícil no Beira-Rio.
Tudo sobre

Copa do Mundo 2026
França encara reta final mais difícil do que na Copa do Mundo de 2018
Há 1 hora
Copa do Mundo 2026
Espanha segue caminho visando superar campanha mágica de 2010 na Copa
Há 2 horas
Copa do Mundo 2026
Mbappé, o fragmentado: três Copas do Mundo, três versões e um craque geracional
Há 2 horas
Copa do Mundo 2026
Yamal diz que Espanha 'se vê como campeã' antes de semifinal da Copa contra a França
Há 8 horas
Copa do Mundo 2026
Técnico da Espanha aguarda atuação de gala de Yamal na Copa do Mundo: 'Chega de ansiedade'
Há 8 horas
Copa do Mundo 2026
Fifa escolhe árbitro de eliminação do Brasil para semifinal da Copa entre Inglaterra e Argentina
Há 9 horasMais LANCE!

Jovens brasileiras são selecionadas para intercâmbio esportivo no Wolfsburg

Deschamps coloca Espanha como favorita e diz como parar Yamal: 'Confirmou que é'

Emerson Royal é alvo de ataques racistas após amistoso entre Flamengo e Benfica

Debinha renova com o Kansas City Current até 2027

Barcelona fecha com promessa equatoriana e define condições para compra

Ingleses reagem a anúncio de ex-Vasco no Manchester United: 'Ninguém acredita'

França x Espanha: de Zidane a Mbappé, semifinal da Copa do Mundo reacende rivalidade histórica

Manchester City pode lucrar com renovação de Ferran Torres com o Barcelona; entenda

Botafogo encaminha contratação do volante angolano Domingos Andrade

Camisa de Vozinha é leiloada por valor superior à de Neuer e Alisson; entenda

Palmeiras mira recuperar investimento após Micael se destacar em empréstimo

Árbitro holandês que perdeu vaga na Copa do Mundo morre aos 38 anos






