Bernardo Silva é o substituto ideal de Messi no PSG? Entenda o interesse do clube francês

Meia do Manchester City é visto como uma opção para repor lacuna deixada por argentino

Manchester City x Bayern - Bernardo Silva
Bernardo Silva é cotado para substituir Lionel Messi no PSG (OLI SCARFF / AFP)

Escrito por

Em fim de contrato, Lionel Messi deixará o Paris Saint-Germain após duas temporadas, mas sem conseguir levar o clube francês ao tão sonhado título da Champions League. Sem o argentino, o clube francês está interessado na contratação de Bernardo Silva, meia-atacante do Manchester City, segundo o portal "Le Parisien".

O jogador é uma das peças de confiança do técnico Pep Guardiola, mas seu contrato até 2025 e a cabeça aberta a buscar novos objetivos e desafios na carreira faz com que o PSG surja como um dos interessados na aquisição de um dos grandes talentos do futebol mundial. Mas seria o camisa 20 o substituto ideal para Messi?

PARCERIA COM MBAPPÉ

Após atuar poucas vezes com a camisa do Benfica, Bernardo Silva foi contratado pelo Monaco, em 2014. Na época, Luís Campos, uma espécie de braço direito de Nasser Al-Khelaifi na atual estrutura do Paris Saint-Germain, era diretor técnico do clube francês. Por conta disso, a chegada do meia poderia ser facilitada devido a boa relação entre o atleta e o dirigente.

Além disso, o português, ao lado de Kylian Mbappé, foi um dos protagonistas na conquista do Campeonato Francês com o Monaco, em 2016/2017. Naquela temporada, o meia e o jovem atacante também foram responsáveis por conduzir a equipe do principado a semifinal da Champions League.

Naquele ano, Mbappé não era uma espécie de titular absoluto e fazia sua segunda temporada como jogador profissional. Ainda assim, o atleta foi um dos protagonistas da conquista no comando de ataque ao lado de Radamel Falcão e contribuiu com 15 gols e 11 assistências. Por outro lado, Bernardo Silva era um dos meias construtores e encerrou a Ligue 1 com oito gols e 11 assistências.

Quatro passes decisivos de Bernardo Silva acabaram em gols de Mbappé, enquanto o francês contribuiu com uma assistência para um dos tentos do português. É uma parceria que comprovadamente já deu certo e que resultou na conquista mais importante do Monaco no século XXI.

FUNÇÃO DE MESSI?

Na equipe de Christophe Galtier, Lionel Messi atua como uma espécie de ponta pelo lado direito, mas possui liberdade para criar jogadas pelo meio, além de chegar com propriedade na área do adversário em busca da finalização. Não é por acaso que o argentino soma 20 gols e 19 assistências em sua melhor temporada com a camisa do Paris Saint-Germain.

Bernardo Silva não possui a qualidade do campeão do mundo, assim como também não tem os números impressionantes de Messi, mas é um atleta que pode chegar e ocupar a lacuna deixada pelo argentino. No Manchester City, o camisa 20 está acostumado a jogar pelo lado direito, enquanto Haaland é a referência no ataque e Jack Grealish tem quase que um lugar cativo pela esquerda.

Na Inglaterra, o meia muitas vezes não tem uma função construtora, pois o jogo da equipe de Pep Guardiola passa muito pelos pés de Kevin De Bruyne e Gundogan, que atuam mais centralizados. No PSG, o atleta também poderia ter mais oportunidades no meio de campo, principalmente com uma hipotética saída de Marco Verratti.

Com Mbappé sendo o grande centro do projeto do Paris Saint-Germain, Bernardo Silva seria uma espécie de coadjuvante de luxo. Adaptado com a França, acostumado a vencer títulos e a jogar no mais alto nível, o português pode se encaixar e dar liga em um clube que vive uma crise de identidade e ainda sem conseguir o maior objetivo, que é a Liga dos Campeões.

Lionel Messi
Messi tem 20 gols e 19 assistências na temporada com o PSG, mas está de saída (TOSHIFUMI KITAMURA / AFP)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter