Baker x Burrow

Baker Mayfield e Joe Burrow duelam nesta noite, em Cleveland (Montagem / Divulgação)

LANCE!
17/09/2020
08:30
Cleveland (EUA)

A semana 2 da NFL começa nesta quinta-feira, às 21h20, com o duelo entre Cleveland Browns e Cincinnati Bengals, em Ohio. Um confronto que coloca frente a frente Baker Mayfield e Joe Burrow, dois dos último quatro vencedores do troféu Heisman, concedido ao melhor jogador do futebol americano universitário, além de terem sido selecionados como primeira escolha geral do draft da liga. 

Aos 25 anos, Baker chega para sua terceira temporada no comando da franquia de Cleveland. Logo em seu primeiro ano, estabeleceu o recorde de passes para TD por um QB calouro. Foram 27. Mas ainda no período universitário, ele também se transferiu de faculdade, saindo de Texas Tech para Oklahoma, como Joe Burrow fez, deixando Ohio State para atuar em LSU. A diferença é que Baker fez isso logo após uma temporada em Texas Tech, pedindo inclusive para ser declarado elegível para atuar por Oklahoma imediatamente, mas não obtendo a autorização e permanecendo fora de atividade durante 2014. 

A vantagem de Burrow em relação a Mayfield é ter levado LSU a um título nacional, missão que Baker não conseguiu em Oklahoma. Todavia, os dois são estrelas do futebol americano universitário que buscam se consolidar como estrelas no profissional. A sensação Baker parece ter se esfriado. Após um 2018 de esperanças em Cleveland, um duro 2019 deixou os torcedores com um pé atrás, ainda mais em um time conhecido pela fama de 'moer' quarterbacks promissores do College. 

O início de temporada também não foi nada positivo para Cleveland, que foi completamente dominado pelos Ravens, em Baltimore, sendo derrotados por 38 a 6, com Baker acertando 21 de 39 passes tentados, acumulando 189 jardas, um passe para TD e lançando uma interceptação. Há muita coisa para se explicar na franquia, principalmente o trabalho de certos atletas, como o recebedor Odell Beckham Jr. Respostas que poderão ser dadas nesta noite, em um confronto de equilíbrio pela divisão norte da AFC, que já desponta com os tradicionais rivais Ravens e Steelers vencendo seus compromissos. 

Quem sabe agora, Joe! 
A estreia de Burrow na NFL poderia ter sido melhor. Na derrota para os Chargers por 16 a 13, a escolha número 1 do draft teve 36 tentativas de passe, com 23 acertos. Joe conquistou 193 jardas (com direito a um touchdown com as pernas) e lançou uma interceptação. A performance do jogador foi apresentando oscilações durante a partida, situação normal para um calouro, ainda mais sem testes de pré-temporada. E olha que o jogo poderia ter tido um resultado diferente, já que os Bengals tiveram a chance de empatar faltando dois segundos, mas o kicker Randy Bullock errou um Field Goal de 31 jardas. 

Auto-crítico, Joe Burrow se deu uma nota D pelo desempenho diante dos Chargers. 

- Não jogamos muito bem no ataque, mas começamos a ganhar um pouco de ritmo nos últimos minutos. Senti que iríamos vencer o jogo. Se não vencêssemos, ao menos marcaríamos uns pontos e iríamos para a prorrogação. Mas as coisas não ocorreram como queríamos. No fim das contas, cometi muitos erros para vencer o jogo e não fizemos jogadas o suficiente - lamentou. 

Agora, diante dos Browns, o novato tem a possibilidade de concluir o serviço que iniciou diante dos Chargers. E, para tanto, a tendência é que a defesa siga mostrando uma performance sólida, um dos pontos bastante positivos da franquia. Em um jogo de times que devem perambular com campanhas irregulares, vencer nesta quinta-feira será fundamental. 

FICHA DO JOGO
Cleveland Browns x Cincinnati Bengals

Semana 2 da NFL
Data: Quinta-feira (17), 21h20
Local: FirstEnergy Stadium, em Cleveland, Ohio, Estados Unidos
Onde ver: ESPN e Game Pass da NFL