Presidente do STJ diz que pedido de prisão de Robinho no Brasil atende a requisitos da Constituição
Ex-jogador foi condenado a 9 anos de prisão pelo estrupo de uma jovem em Milão

A presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Maria Thereza de Assis Moura, declarou na manhã desta sexta-feira, em entrevista ao "Estadão" que o pedido da Justiça italiana vai de acordo com a Constituição Brasileira e deu prosseguimento na ação para que o ex-jogador responda pelo processo que foi julgado culpa na Itália.
A Justiça brasileira confirmou nesta quinta-feira o recebimento do pedido da Justiça italiana para que Robinho cumpra prisão em território nacional. O jogador foi condenado na Itália a 9 anos de cadeia após ter sido condenado pelo estupro de uma jovem em Milão.
+ Justiça da Itália pede que Robinho seja preso no Brasil após condenação de estupro
- Em um primeiro exame, os requisitos parecem ter sido atendidos, na medida em que a decisão foi proferida pelo Poder Judiciário da Itália, país em que o crime pelo qual o requerido foi condenado teria sido cometido; a decisão homologanda indica que o requerido constituiu advogado nos autos e se defendeu regularmente; e houve o trânsito em julgado da condenação - disse Maria Thereza.
Segundo o jornal "Estado de S. Paulo", a ministra afirmou que a corte especial do STJ ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de homologação de pena estrangeira para o Brasil. A ministra cita um precedente de um brasileiro condenado em Portugal a 12 anos de prisão por roubo, rapto e violação de burla informática em que o STJ optou por acolher pedido do país europeu para cumprimento da pena no Brasil.
A ação se dá pela impossibilidade do ex-jogador ser extraditado para cumprir a pena no país onde se deu o crime, já que a Constituição veta a extradição de cidadãos brasileiros.
O Ministro da Justiça, Flávio Dino, foi o primeiro a externar o assunto nas redes sociais. Em post ele afirmou que a tramitação do processo já foi iniciada no Brasil. Ao fim dos processos Robinho pode acabar preso em território nacional para cumprir pena decidida pela Justiça italiana.
O Ministério da Justiça recebeu o pedido da Justiça italiana sobre o ex-jogador Robinho. A admissibilidade administrativa foi efetuada e houve a remessa ao STJ, em cumprimento à Constituição Federal. A tramitação jurisdicional foi iniciada.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) February 24, 2023

Fora de Campo
Lance de Léo Jardim em Ind. Santa Fe x Vasco chama atenção: 'Bizarro'
Há 29 minutos
Fora de Campo
Gafe de narrador da ESPN em Fluminense x Platense irrita torcedores
Há 54 minutos
Fora de Campo
Falha em Real Madrid x Inter de Milão viraliza: 'Inacreditável'
Há 3 horas
Fora de Campo
Possível destino de Cebolinha, do Flamengo, repercute: 'Coisa séria'
Há 3 horas
Futebol Internacional
IA aponta favorito ao título da Champions League; veja ranking
Há 5 horas
Fora de Campo
Silas aponta problemas e projeta futuro da Seleção Brasileira: 'Nunca mais'
Há 5 horasMais LANCE!

Savinho tenta convencer Richarlison a jogar no Atlético, mas atacante deseja o Vasco

Raphinha vira assunto após divulgação dos indicados à Bola de Ouro: 'Bizarro'

Felipe Melo crava contratação de Richarlison pelo Vasco

Declaração de Weverton, do Grêmio, gera revolta: 'Não esperava'

River provoca Flamengo com vídeo de Almada e enlouquece torcedores: 'O único'

Bolasie celebra vitória da Chapecoense sobre o Corinthians: 'Churrasquinho'

Mbappé revela escolha para Bola de Ouro e comenta sobre Vini Jr

Protesto e invasão: veja o que aconteceu após Inter x Santos

Felipe Melo manda recado a Abel após Botafogo x Palmeiras

PC Oliveira aponta erros de arbitragem em jogos do Brasileirão

Elton John, atração principal do Rock in Rio, tem história de amor com o Watford

Dublador revela conflito entre Kaio Jorge e Matheus Pereira

PC Oliveira aponta erro capital da arbitragem em Botafogo x Palmeiras



