Globo aciona Justiça para impedir Turner de transmitir jogos
Emissora vê ilegalidade em exibição de partidas com clubes sem contratos com empresa dona do Esporte Interativo. Contratos pré-MP 984 devem prevalecer, diz Globo em nota

A Rede Globo anunciou, na manhã desta quinta-feira, que irá recorrer na Justiça quanto aos direitos de transmissão do Brasileirão 2020. Isso porque a ação movida busca impedir que a Turner exiba jogos do campeonato nacional envolvendo clubes que tenham contrato de exclusividade com a emissora carioca.
Ainda segundo a justificativa, que visa defender os direitos integrais dos jogos para todas as plataformas do Grupo Globo, os acordos feitos há anos são "perfeitos" e defendidos pela Constituição, o que descartaria qualquer alteração quando à nova Medida Provisória (emitida em julho de 2020, alterando direitos de transmissões esportivas no país. Ela indica que mandantes das partidas tenham a opção de escolherem como irão exibir os jogos).
A nota (leia abaixo) ainda afirma que, mesmo neste cenário, a Turner - dona dos canais Esporte Interativo - decidiu, seguindo a tabela divulgada pela CBF, transmitir partidas dos clubes que assinaram contrato de exclusividade com o Grupo Globo.
APOIO DOS CLUBES
Nos últimos meses, clubes parceiros da "Turner" chegaram a se encontrar com o presidente da República, Jair Bolsonaro, para garantir seus direitos de transmissão como mandantes de jogos. Por outro lado, dirigentes de Corinthians e Atlético-GO, por exemplo, se manifestaram nas redes sociais reafirmando a parceria com a Globo.
Vale lembrar que a emissora tem contrato de exclusividade em todas as plataformas com os seguintes clubes da Série A: Atlético-GO, Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, São Paulo, Sport e Vasco.
Sete equipes assinaram com o Grupo Globo para TV aberta e pay-per-view e acordaram com a Turner para TV fechada, como anunciado pela emissora. São estas Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Inter, Palmeiras e Santos. O Athletico-PR tem acordo com a Globo apenas para TV aberta e com a Turner para TV fechada. O Bragantino foi o único clube que não assinou qualquer contrato de transmissão.
Leia na íntegra a nota divulgada pela emissora:
"A Globo recorreu à justiça para impedir que a Turner exiba partidas de clubes da série A do Brasileirão cujos direitos pertencem à Globo, pois foram negociados há vários anos, com exclusividade, por aqueles clubes com a empresa. O entendimento da Globo é que a Medida Provisória 984 não pode retroagir para alterar situações estabelecidas em contratos celebrados antes de sua edição, pois são negócios jurídicos perfeitos, protegidos pela Constituição Federal. A posição da Globo já recebeu declarações de apoio de clubes como Corinthians, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Atlético Goianiense, Goiás e Sport, que foram anexadas à ação. Da mesma forma, como já explicitado em notificação anterior, a Globo respeitará os contratos firmados por terceiros e não exibirá jogos na TV por assinatura em que os clubes que assinaram com a Turner sejam visitantes, ainda que os mandantes tenham cedido seus direitos à Globo para a mesma plataforma. Como parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, a Globo acredita que o futebol só será capaz de vencer seus desafios com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros."

Fora de Campo
Ídolo do Corinthians detona gramado da Neo Química: 'O fim'
Há 32 minutos
Fora de Campo
Sem europeus, simulação aponta Brasil na final da Copa do Mundo de 2030
Há 36 minutos
Fora de Campo
Roberto Carlos se desculpa com torcida do Palmeiras por passagem no Corinthians
Há 1 hora
Fora de Campo
Internautas lamentam falecimento de Franco Baresi, do Milan: 'Lenda'
Há 2 horas
Fora de Campo
Torcedores do Corinthians criticam gramado da Neo Química Arena: 'Obrigação'
Há 3 horas
Fora de Campo
Renato Gaúcho vira assunto em Grêmio x Bolívar: 'Não vai melhorar'
Há 6 horasMais LANCE!

Após empate, torcedores do Corinthians mandam recado a Diniz: 'Errou tudo'

Nova lesão de Yuri Alberto preocupa torcedores: 'Inacreditável'

Torcida do Grêmio manda recado a Luís Castro após eliminação

Torcedores do Corinthians lamentam lesão de Labyad: 'Rezar'

Arbitragem de Corinthians x Athletico vira alvo nas redes: 'Desesperadora'

Gol perdido em Grêmio x Bolívar choca torcedores: 'Inacreditável'

Torcida do Corinthians reage à defesa contra o Athletico: 'Meu Deus'

Combate transmite disputa de cinturão e semifinais do Fight do Milhão

Desimpain entra em campo para decisão no Mundial da Kings League

Davi Gabriel é convocado para representar o Brasil no Mundial

Ventos no Rio causam danos à sede do Fluminense em Laranjeiras

Programa da ESPN debate futuro do futebol brasileiro; confira

Busto em homenagem a Neymar na Vila Belmiro repercute: 'Herói'



