Carnaval 2023: Conheça os enredos das escolas de samba ligadas a torcidas dos clubes do Rio

Agremiações foram fundadas nos últimos cinco anos e desfilam na Intendente Magalhães

Escolas de Samba dos times do rio
Escolas de sambas ligadas às torcidas de clubes do Rio (Reprodução)

Escrito por

Os desfiles das escolas de samba começam a partir desta sexta-feira no Rio de Janeiro. Nos últimos cinco anos, começaram a surgir as primeiras agremiações ligadas a torcidas dos principais clubes do estado. Ao todo são seis: Botafogo Samba Clube, Flamanguaça, Raça Rubro-Negra, Imperadores Rubro-Negros, Guerreiros Tricolores e União Cruzmaltina. O LANCE! detalhou os enredos das instituições para o Carnaval de 2023.

Botafogo Samba Clube

Após levar João Saldanha para o desfile em 2022, a escola de samba alvinegra vai contar a história do bairro do Engenho de Dentro para o Carnaval de 2023. Assinado pelos carnavalescos Marcelo Adnet e Márcio Puluker, o enredo é intitulado "Pelos trilhos da história: Engenho de Dentro de lutas, batuques e glórias". Casa do Botafogo, o estádio Nilton Santos é localizado no bairro da Zona Norte. A escola da Série Prata é a segunda a desfilar no dia 25 de fevereiro.

Flamanguaça

Em 2023, a agremiação vai homenagear São Judas Tadeu, padroeiro do Flamengo. No ano passado, a escola de samba foi campeã do Grupo de Avaliação, com o carnavalesco Amarildo de Mello, que segue na Flamanguaça para este Carnaval. O enredo assinado pelo artista é intitulado "Os Orixás te Recebem em Festa! São Judas Tadeu, Rogai por Nós!". A agremiação Rubro-Negra desfila na Série Bronze, no dia 21, e é a terceira a entrar na Intendente Magalhães.

+ Carnaval 2023: Atual campeã, Mancha Verde aposta no Nordeste para superar 'divórcio' com Leila e seguir no topo

Raça Rubro-Negra

Estreante no ano passado, a Raça Rubro-Negra trouxe em 2022 uma reedição de "Aquarela Brasileira", icônico enredo do Império Serrano de 1964. Para o Carnaval 2023, a escola, que também dá nome à uma das torcidas organizadas do Flamengo, tem como enredo "Raízes de uma Raça". O desfile será assinado por Jorge Knnawer e Rafael Victor. A agremiação da Série Prata é a quarta a entrar na Estrada Intendente Magalhães no dia 24.

Imperadores Rubro-Negros

Um dos grandes nomes da história do Flamengo, o ex-atacante Nunes será o enredo da Imperadores em 2023. Fundada há cinco anos, a escola vai contar a história do ex-jogador no Carnaval. O enredo é intitulado "Nunes - O Rei das Grandes Decisões", assinado pelos carnavalescos Anselmo Brito e Yuri Martins. A agremiação da Série Bronze é a terceira a desfilar no dia 20.

+ Carnaval 2023: Cantando contra a intolerância religiosa, Gaviões da Fiel busca superar turbulências de 2022

Guerreiros Tricolores

Para 2023, a escola de samba ligada ao Fluminense trará o enredo "Herdeiros de Chico Guanabara". O homenageado era um negro capoeirista, considerado o primeiro torcedor da história do Fluminense, segundo o clube. No ano passado, a escola, fundada em 2019, ficou na 7ª colocação da Série Bronze. Este ano, a agremiação, que segue na mesma divisão, é a segunda a desfilar, no dia 20.

União Cruzmaltina

Escola de samba fundada por torcedores do Vasco em 2019, a União Cruzmaltina vai homenagear uma das grandes personalidades da história do clube. Em 2023, a agremiação vai levar para o desfile a história de Pai Santana, massagista do clube durante décadas. Pai de santo, Eduardo Santana estendia a bandeira do Vasco no chão e a beijava nos jogos do clube. O massagista morreu em 2011 por conta de uma insuficiência respiratória. O enredo tem como título "Rodeia, rodeia... Rodeia, meu Pai Santana, Rodeia", assinado pelo carnavalesco Rodrigo Almeida. A escola da Série Prata é a 10ª a desfilar no dia 25.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter