Carnaval 2023: Cantando contra a intolerância religiosa, Gaviões da Fiel busca superar turbulências de 2022

Com dupla de sua 'categoria de base', escola corintiana quer quebrar jejum de 20 anos

Gaviões da Fiel
Gaviões almejava a glória no ano passado, mas crise interna colocou tudo a perder (Foto: Reprodução)

Escrito por

Escola de samba ligada a uma torcida organizada com mais títulos em São Paulo (SP) - quatro vezes, a corintiana Gaviões da Fiel entra na folia paulistana deste ano disposta a deixar para trás as turbulências que afetaram o seu desempenho na Avenida em 2022. Para isso, novamente contará um enredo com temática social. Desta vez o canto de protesto será contra a intolerância religiosa.

O enredo 'Em nome do pai, dos filhos, dos espíritos e dos santos... amém', que tem como objetivo encerrar o jejum de 20 anos sem conquistas no período é assinado pela dupla de carnavalescos André Marins, que estreia pela agremiação, e Júlio Poloni, que atuou como enredista em 2022. Ambos, como se diz na gíria futebolística, são 'pratas da casa'. Ou seja, formados na própria agremiação.


+ Federação internacional atualiza ranking de melhores times do mundo; veja o top 50

Poloni ganhou moral dentro da escola após salvar o que parecia 'uma tragédia anunciada' no ano passado. A promessa era de algo apoteótico, com a inédita presença em terras paulistanas do ilustre Paulo Barros, carnavalesco renomado com quatro títulos no Rio de Janeiro (RJ) e um enredo que fez barulho pela clara oposição declarada ao então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Mas... Em dezembro de 2021, Barros, que já havia decepcionado e lutado contra o rebaixamento em 2020, discordou dos rumos políticos e da ingerências que alegava ter em seu trabalho, pulou do barco alvinegro. O dinheiro em tempo de pandemia também foi menor que o previsto e nem o samba-enredo, autoria do humorista Marcelo Adnet, foi capaz de levar os Gaviões ao Desfile das Campeãs.

Foi consenso pelos lados do Bom Retiro (região central de SP), onde fica a quadra da torcida, que a queda só foi evitada por Poloni, que assumiu as rédeas às pressas e conseguiu contornar muita coisa.

Com isso, a Gaviões vai novamente 'colocar o dedo na ferida', como define o próprio Poloni, para acima de tudo recuperar sua imagem na folia paulistana e, principalmente, devolver os Gaviões às cabeças com a responsabilidade social que lhe é característica.

- É um tema polêmico, mas com poesia e sutileza, nada para chocar. É para passar aquela mensagem. A sinopse foi construída como se Deus escrevesse uma carta para seus filhos, e nós estaremos traduzindo essa carta em forma de desfile. Não estamos apontando o dedo para ninguém, mas a carapuça irá servir para quem tiver que servir - disse o responsável pelo desfile alvinegro, ao site 'Carnavalesco'.

- O que a gente pretende entregar para as pessoas é uma compreensão de que, em muitos pontos, as religiões empregam as mesmas mensagens e são baseadas nos mesmos valores. É basicamente essa mensagem que queremos passar, contra o preconceito. Para as pessoas se livrarem daquele preconceito e se abrirem para essa realidade - completou Poloni.

Os setores do desfile dos Gaviões serão apresentados na forma de quatro atos, onde um se comunica com o outro de maneira direta e linear. Temática que promete cativar o Anhembi, usualmente lotado pela Fiel nos desfiles, o que completa a atmosfera único. Resta saber se será o suficiente...


RAIO-X

GRÊMIO RECREATIVO CULTURAL ESCOLA DE SAMBA GAVIÕES DA FIEL TORCIDA

Fundação: 01/07/1969
Cores oficiais: preto e branco
Presidente: Amilton Alves Brito (Padinho)
Carnavalescos: André Marins e Júlio Poloni
Mestre de Bateria: Ciro Castilho
Casal de mestre-sala e porta-bandeira: Wagner Lima e Gabriela Mondjian
Direção de Carnaval: João Carlos, Clodoaldo Lima, Carlos Tadeu Miranda, Ernesto Teixeira, Tadeu Macedo , Eduardo Fontes, André Viana, Fábio Vizona, Alexandre Moraes, Sam e Marcelo Temporini
Direção de Harmonia: Comissão de Harmonia
Rainha de bateria: Sabrina Sato
Coreógrafo da Comissão de Frente: Sérgio Cardoso
Colocação em 2022: 8º lugar – grupo Especial
Títulos: 4 (1995, 1999, 2002 e 2003)
Ordem do desfile: Sexta-feira (17 de fevereiro) - sétima escola a desfilar (5h45, de Brasília)


SAMBA-ENREDO

EM NOME DO PAI, DOS FILHOS, DOS ESPÍRITOS E DOS SANTOS… AMÉM!

Autores: Araken, Fabinho do Cavaco, Armênio Poesia, Nando do Cavaco, Bruno Jaú, Maestro Jota IlhaBela, Sebastian e A. Filosofia
Intérprete: Ernesto Teixeira

OBATALÁ MANDOU AVISAR
QUANDO TUDO PASSAR, VAI TER PROCISSÃO
UM OLHAR ALTANEIRO NO CÉU
ABENÇOA A FIEL A SEGUIR A MISSÃO
DO PAI MAIOR, APRENDER A LIÇÃO
TIRAR AS ANGÚSTIAS DO NOSSO CAMINHO
PRA AJUDAR SEU IRMÃO A CARREGAR SUA CRUZ
NA FORÇA DA FÉ, NUNCA ESTOU SOZINHO

ARUANDA Ê, KIZOMBA
NOSSA BANDEIRA É RELIGIÃO
NESSA CORRENTE, EU SOU MAIS UM
GUERREIRO DE SÃO JORGE, MENSAGEIRO DE OGUM

ENFIM, A NOSSA TERRA PROMETIDA
NA PAZ, EU VI O POVO SE AMAR
NESSA TERRA QUE É DE AMÉM E DE AXÉ
NA VERDADE DE IRMÃ DULCE E CHICO XAVIER
O MAR SE ABRIU, TESTEMUNHOU
UM NOVO DIA ENFIM CLAREOU
E LÁ NO CÉU ESSA LUZ QUE ILUMINA
UMA LÁGRIMA DIVINA
POR SEU FILHO DERRAMAR
NOS BRAÇOS DO CRIADOR, ERA CRISTO OU OXALÁ?

SOU MAIS UM FIEL ABENÇOADO
É ALVINEGRO MEU MANTO SAGRADO
EM NOME DO PAI, EU CANTO
AMÉM, MEU CORAÇÃO CORINTHIANO

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter