Messi e Itália

Argentina e Itália levantaram as taças, mas quem foi melhor no Instagram? (Montagem LANCE!)

Ricardo Guimarães
15/07/2021
11:58
Rio de Janeiro (RJ)

A Copa América e a Eurocopa, decididas no último final de semana, reuniram algumas das maiores seleções do futebol mundial, onde estão os vencedores de todas as Copas do Mundo. Por causa da pandemia, os dois torneios continentais que deveriam ter acontecido em 2020, foram realizados este ano, ao longo do último mês.

+ Veja a tabela do Brasileirão!

Com público reduzido nos estádios da Europa, e apenas presente parcialmente na final da Copa América, as redes sociais se tornaram o canal oficial para os torcedores e entusiastas, com quase 1 bilhão de interações sobre as duas competições registradas somente no Instagram.

A Desbrava Data, plataforma SaaS de monitoramento e gerenciamento de dados nas redes sociais, analisou a performance dos perfis das seleções que disputaram os dois torneios. Confira a seguir os principais números que movimentaram o Instagram durante os torneios e a comparação da Copa América x Eurocopa.

Volume de interações

Copa América
Entre 13 de junho e 11 de julho, as nove contas de Instagram (a seleção da Venezuela foi a única que não postou conteúdo relativo ao torneio) somaram 202.7 milhões de interações. Os posts dos perfis das seleções receberam 200.2 milhões de likes e 2.5 milhões de comentários ao longo da competição. No total, ao final da Copa América, a taxa de engajamento de todas as seleções juntas ficou em 2.7%.

Eurocopa
O campeonato europeu contou com 24 seleções, todas elas com perfis ativos no Instagram. Ao todo, entre 11 de junho e 12 de julho, os perfis receberam uma soma total de 659.5 milhões de interações nas suas postagens, sendo 654.9 milhões de likes e 4.6 milhões de comentários. Ao final do torneio, a taxa de engajamento do conjunto de perfis das seleções registrou 6.3%.

Análise Copa América x Eurocopa/Instagram.
Volume de interações (Foto: Reprodução)

Seleções - Top 5 em número de seguidores: Copa América x Eurocopa (número de seguidores ao final da competição, em 11 e 12 de julho, respectivamente)

Análise Copa América x Eurocopa/Instagram.
Brasil e França lideram nas contas mais seguidas (Foto: Reprodução)

Seleções - Top 5 em crescimento de seguidores ao longo da competição: Copa América x Eurocopa

Análise Copa América x Eurocopa/Instagram.
Equador e Itália tiveram maior crescimento (Foto: Reprodução)

Seleções - Top 5 em interações ao longo da competição: Copa América x Eurocopa

Análise Copa América x Eurocopa/Instagram.
Argentina e Inglaterra tiveram mais interações (Foto: Reprodução)

Seleções - Top 5 em crescimento de engajamento ao longo da competição: Copa América x Eurocopa

Análise Copa América x Eurocopa/Instagram.
Argentina e Inglaterra tiveram o maior crescimento durante os torneio (Foto: Reprodução)