Camisa da Rússia (Foto: Divulgação/ Adidas)

Parceria entre Adidas e Rússia chegou ao fim (Foto: Divulgação/Adidas)

LANCE!
01/03/2022
11:33
Rio de Janeiro 

A fornecedora de material esportivo Adidas, suspendeu o contrato com a seleção de futebol da Rússia. O fim da parceria com a Federação russa de futebol, foi comunicada por um porta-voz da empresa, através de e-mail. A informação é da AFP.

> GALERIAS: As consequências da guerra para a Rússia na esfera esportiva; veja vetos e acordos cortados

A marca desportiva alemã se junta à FIFA, à UEFA e a dezenas de Federações e clubes que têm adotado medidas semelhantes, em razão da invasão da Ucrânia por parte das tropas russas.

Em 2022, a Adidas obteve 2.9% da sua faturação nos mercados de leste europeu, entre os quais Rússia e Ucrânia.

ENTENDA O CASO
​Desde 2014, a região de Donetsk se declarou independente da Ucrânia e, por conta dos conflitos geopolíticos, o Shakhtar teve que deixar a cidade de origem e atuar em Kiev. O mesmo acontece com a região de Luhansk.

Na última segunda-feira, Vladimir Putin, presidente da Rússia, reconheceu a independência das duas províncias. Na última quinta-feira, a Rússia decidiu invadir militarmente a Ucrânia com o argumento de que está atuando em defesa das reivindicações territoriais.

No entanto, há pouco esclarecimento se a nação de Putin busca apenas garantir a soberania de Donetsk e Luhansk ou se planeja se expandir territorialmente.