LANCE!
30/05/2017
23:07
Rio de Janeiro (RJ)

Nesta quarta-feira, Fluminense e Grêmio dão sequência ao históricos de duelos e voltam a se enfrentar em mata-matas. As equipes entram em campo em busca de uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil e o Tricolor Carioca vai precisar de uma bela vitória no Maracanã para bater os gaúchos a avançar na competição. Para relembrar partidas semelhantes, o L! escolheu os dez duelos inesquecíveis entre Fluminense e Grêmio.

Fluminense 2x1 Grêmio - 1970 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa)

Em 1970, ano em que o Fluminense venceu seu primeiro título nacional, a Torcida Tricolor comemorou, em casa, a vitória sobre o Grêmio por 2 a 1, no Maracanã. Os gols da vitória do Tricolor Carioca saíram dos pés de Lula e Marco Antônio. Paraguaio diminuiu para a equipe gaúcha.

Fluminense 1x2 Grêmio - 1982 (Campeonato Brasileiro)

Em 1982 ficou registrado o maior público do confronto no Maracanã. Foram 69.112 mil torcedores que presenciaram a vitória do Grêmio em cima do Fluminense. Com casa cheia, o Tricolor gaúcho não se intimidou e partiu para cima do Tricolor Carioca, em partida válida pelas quartas de final. A vitória por 2 a 1 veio com gols de Paulo Isidoro e Tonho Gil, pelo Grêmio e Mário Marques diminuiu para o Flu. O grêmio, que havia sido campeão brasileiro de 1981, avançou para as semifinais e terminou o campeonato como vice-campeão.

Grêmio 3x2 Fluminense - 1993 (Campeonato Brasileiro)

Após passagem pela segunda divisão do Campeonato Brasileiro, Grêmio fez seu primeiro jogo pela primeira divisão, no Olímpico, contra o Fluminense e venceu a partida por 3 a 2. Super Ézio abriu o placar, mas o Grêmio logo empatou, com gol de Serginho Wink, virou com gol de Gilson Maciel e ampliou, com gol de Adil. Super Ézio marcou mais um para diminuir a vantagem. A partida marcou, além da volta à série A, o início de um período vitorioso para o time gaúcho, que ganhou a Copa do Brasil de 1994, a Libertadores de 1995 e o Brasileiro de 1996.

Grêmio 4x2 Fluminense - 1996 (Campeonato Brasileiro)

Ano em que o conquistou o bicampeonato brasileiro, Grêmio fez uma ótima partida e venceu o Fluminense no Olímpico por 4 à 2. O Tricolor Carioca abriu o placar com Aldeir, mas logo no início do segundo tempo o Grêmio empatou com gol de Aílton. Zé Alcino marca de cabeça para virar o placar para o Grêmio. De pênalti, Dinho amplia. Após trapalhada da defesa do Flu, Zé Alcino marca novamente e põe o Grêmio com três gols a mais que o Fluminense. A equipe carioca diminuiu com gol de Paulo Roberto, de falta. O jogo foi válido pelo Campeonato Brasileiro de 1996, ano em que o Grêmio conquistou o bicampeonato brasileiro.

Fluminense 4x3 Grêmio - 2000 (Taça Amizade Tricolor)

Em 2000, os clubes disputaram um torneio amistoso chamado Taça da Amizade Tricolor. O torneio tinha como objetivo manter em atividade as duas equipes que haviam sido eliminadas nos torneios Rio-São Paulo e Sul-Minas. As partidas aconteceram no Estádio de Laranjeiras e no Estádio Olímpico. O Fluminense venceu as duas partidas. Em casa por 4 a 3 e fora por 1 a 0. O jogo de ida, em Laranjeiras, marcou a estreia de Valdir Espinosa como técnico do Fluminense. Espinosa enfrentaria em seu primeiro jogo pela equipe carioca, o Grêmio com o qual foi conquistou o Mundial em 1983.A mesma partida, contou também com a participação do craque Ronaldinho Gaúcho. Jogão!

Grêmio 4x4 Fluminense - 2006 (Campeonato Brasileiro)

Jogo Épico! Em 2006 Fluminense e Grêmio protagonizaram uma partida épica no Estádio Olímpico. Grêmio abriu vantagem logo no primeiro tempo com gols de Ramon e Rômulo, mas viu o Fluminense diminuir em pouco tempo com gol de Evando. A equipe Gaúcha teve um jogador expulso, Tcheco, que recebeu cartão vermelho, enquanto o Grêmio ainda vencia por 2 a 1. Com um homem a menos, o Grêmio viu o empate tricolor com um gol olímpico de Petkovic e depois a virada com um gol de peixinho do lateral, Marcelo. Outra expulsão, desta vez do lado Carioca. Jean levou o segundo amarelo e o vermelho. Tudo igual no número de jogadores em campo, e o Fluminense ampliou o placar com outro golaço de Petkovic, um chutão de fora da área. Mas, o Grêmio conseguiu o empate nos acréscimos. Com gol de Herrera aos 47 e de Rômulo aos 49, Grêmio e Fluminense terminaram empatados.

Grêmio 5x1 Fluminense - 2009 (Campeonato Brasileiro)

Uma goleada com direito a gol contra. A partida entre Grêmio e Fluminense, em 2009,no Olímpico, pelo Campeonato Brasileiro teve gols de Tcheco, Jonas, Souza (2) e Cássio (contra), e para diminuir, Kieza marcou pelo Fluminense. Ano em que o clube carioca lutou contra o rebaixamento, o Grêmio não tomou conhecimento do Flu na partida e aplicou a goleada de 5 a 1. Todos os gols aconteceram no primeiro tempo. O tricolor Gaúcho abriu o placar com Souza, para logo em seguida, Kieza empatar para a equipe Carioca. Após o empate, Cássio fez contra, deixando o Grêmio na frente novamente. A partir daí, só deu Grêmio. Tcheco marcou e com menos de 20 minutos de jogo a partida já estava 3 a 1 para a equipe gaúcha. Aos 23, Souza fez mais um e Jonas, marcou o quinto aos 39. Mais a frente o Fluminense começaria a arrancada que deu origem ao Time de Guerreiros.

Fluminense 2x3 Grêmio - 2010 (Copa do Brasil)

Na estreia do técnico Muricy Ramalho, o Fluminense perdeu para o Grêmio, em casa. André Lima abriu o placar para o Tricolor Carioca, mas logo em seguida, Douglas empatou para a equipe gaúcha. O Grêmio ampliou o placar com Jonas, após passe de Borges. Os gaúcho jogaram com menos um, após a expulsão de Rodrigo. Ainda assim, a equipe Carioca não conseguiu reverter o placar ou impedir que ampliasse. Douglas, recebeu passe de Borges e marcou o terceiro. O Tricolor Carioca diminuiu com Equi González. Neste ano o Fluminense levantou a taça do Campeonato Brasileiro.

Fluminense 5x4 Grêmio - 2011 (Campeonato Brasileiro)

Jogaço! Fluminense e Grêmio protagonizaram um dos melhores jogos do Campeonato Brasileiro de 2011. A partida que aconteceu no Engenhão teve 9 Gols e muitas viradas. O Grêmio abriu o placar com gol de Rafael Marques, o Fluminense tratou de buscar o empate. Em cobrança de falta, Marquinho jogou na cabeça de Fred para o artilheiro marcar, fazendo 1 a 1. O tricolor Gaúcho, no entanto, ficou a frente no placar novamente, no fim do primeiro tempo, com gol de Marquinhos. Já na segunda etapa, Fred recebeu um belo lançamento de Deco e empatou novamente para o Tricolor Carioca. Logo depois, Rafael Sobis recebeu de fora da área e com um chutão marcou para virar a partida. Em apenas dois minutos, o Fluminense viu o Grêmio empatar, com Brandão, de cabeça e o Adilson virar o jogo com um chute de fora da área. De pênalti, Fred marcou e conseguiu novamente o empate, para três minutos depois marcar novamente e levar o Fluminense a vitória. A partida teve emoção até os últimos minutos, Grêmio teve o Brandão expulso, mas ainda arriscou com um chute de Douglas na trave. Fred também tentou, mas a bola parou no travessão.

Fluminense 0X3 Grêmio - 2013 (Libertadores)

A partida válida pela segunda rodada da Fase de Grupos, da Libertadores de 2013, foi um chocolate do Tricolor Gaúcho em cima do Carioca. Barcos abriu o placar após cobrança de escanteio de Elano. O gol, na verdade, foi contra. A bola bate na cabeça que de Bruno e viaja para o gol. Na súmula, no entanto, o gol foi dado à Barcos. O argentino foi um dos destaque do jogo e teve participação direta nos três gols. Para ampliar o placar, André Santos, que estava impedido, aproveitou o rebote dado por Cavalieri, após finalização de Barcos, jogou a bola na rede e saiu para comemorar. Após passe em profundidade de Barcos, Vargas marcou o terceiro do Grêmio no jogo e seu primeiro gol pela equipe Gaúcha.