Mário Bittencourt avalia chances de o Fluminense se tornar SAF e coloca previsão para jogos em Laranjeiras
Mandatário deu entrevista a um canal no Youtube e afirmou que houve acordo com banco para estudo sobre o clube-empresa

Um dos assuntos mais falados do momento no futebol brasileiro é sobre a SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Em uma live na noite de quarta-feira no canal "Raiz Tricolor" no YouTube, o presidente Mário Bittecourt comentou a possibilidade de o Fluminense aderir o novo modelo e revelou um acordo com o banco "BTG Pactual" para estudar o tema.
– Eu não sou contra a SAF, não tem nenhuma entrevista minha em que eu disse isso. Nada impede que o Fluminense futuramente possa virar uma sociedade anônima de futebol. Mas, curiosamente, os três primeiros clubes a virarem SAF estão ou estavam na Série B. Esses clubes viram na SAF um resgate rápido de uma receita que eles perderam, que foram os direito de TV. Essa asfixia financeira fez com que já se transformassem em sociedade anônima, vendendo a maior parte dos ativos do clube sem avaliar os riscos. A SAF nada mais é do que um formato jurídico de gestão. Um investidor, ou vários, compra os direitos ativos dos clubes, e todas as receitas, jogadores da base, tudo passa a ser dele. Uma das preocupações que temos, e nós já temos uma comissão que estuda a implementação da SAF ou não no futuro, é a insegurança jurídica. O Cruzeiro, por exemplo, está sofrendo condenações da empresa do Ronaldo.
O BTG vem fazendo um "valuation", termo em inglês que representa o processo para avaliar o valor de uma empresa e seus ativos, no Fluminense nas últimas semanas. Durante o evento "Tricolor em Toda Terra" em Fortaleza, Mário estimou que o clube vale no mínimo R$ 2 bilhões (sendo R$ 1 bilhão referente a Xerém).
– O que eu posso dizer ao torcedor é que o Fluminense está extremamente atento ao tema. Nós participamos até de uma série de discussões sobre, somos sempre convidados a participar das discussões de SAF, da Lei Pelé… O clube está em vias de assinar contrato com uma grande empresa do mercado que vai fazer uma avaliação sobre o tema. Estamos em conversas com o BTG para fazer um estudo ainda mais aprofundado. São vários fatores a ser levados em consideração. Se tivermos uma liga de clubes em 2025, por exemplo, o valor dos clubes aumentam exponencialmente.
Na mesma entrevista, Mário também atualizou a situação da reforma do estádio das Laranjeiras. No ano passado, o clube contratou uma empresa para fazer um "diagnóstico" da parte estrutural do local. Com o "ok" para a mudança, o mandatário disse que espera que as obras comecem em outubro. A tendência inicial era voltar a ter jogos oficiais no estádio em 2022, mas agora a previsão passou para 2024.
– A gente aprovou um projeto incentivado, o primeiro dinheiro já entrou, para fazer o projeto arquitetônico. Enviamos uma carta-convite para 20 empresas do mercado, especializadas em restauração de patrimônio histórico e obras de estádio, e só três responderam até agora. O prazo é até amanhã (quinta-feira). Sejam três, quatro, cinco... Vamos fazer uma reunião para explicar o projeto e o que desejamos. Essas empresas vão apresentar preços, e vamos escolher analisando critério técnico e financeiro. A empresa que for contratada terá 90 dias para apresentar o projeto de restauração do estádio. Então faremos uma nova carta-convite para empresas de engenharia, para que as obras possam iniciar ainda em 2022. Acreditamos que as obras se iniciam em outubro, mas dificilmente vamos conseguir fazer jogos no início de 2023. Nossa ideia é usar o estádio restaurado para jogos do Estadual, de quatro a cinco jogos oficiais por ano. (...) Quem sabe a gente possa ter o primeiro jogo (em 2023), um amistoso de reinauguração do estádio, e jogos oficiais em 2024, creio eu.
– A ideia é restaurar o estádio assim como ele está, com algumas modificações que são possíveis. Por exemplo, colocar aquele vidro que existe em São Januário na beira do campo, em troca do alambrado; colocar de repente cadeiras na social; desenvolver um plano de sócios específico para jogos em Laranjeiras - completou.

Futebol Feminino
CBF detalha datas e horários das oitavas da Copa do Brasil Feminina
Há 2 horas
Fluminense
Thiago Silva vê volta ao Fluminense como pedido de desculpas e explica saída: 'Primeira vez'
Há 9 horas
Fluminense
Jemmes abre mão, e Thiago Silva voltará a usar a camisa 3 do Fluminense
Há 14 horas
Fluminense
Thiago Silva se apresenta ao Fluminense antes do previsto
Há 21 horas
Fluminense
Fluminense x Inter de Milão: há um ano, o Tricolor fazia história no Mundial
Há 1 dia
Fluminense
Fica ou sai? Entenda futuro de Canobbio no Fluminense
Há 2 diasMais LANCE!

John Kennedy revela clube de infância, mas se declara ao Fluminense: 'Não consigo mais'

PSG encosta no Real Madrid: veja artilharia por clubes da Copa do Mundo

Veja a situação dos jogadores emprestados pelo Fluminense

Canobbio, do Fluminense, se revolta e é expulso em eliminação do Uruguai na Copa do Mundo

Canobbio, do Fluminense, vira assunto em eliminação do Uruguai: 'Vergonhoso'

Goleiro do Fluminense é internado e não tem prazo para voltar aos treinos

CBF cria nova janela de transferências após antecipação do Brasileirão

Fluminense tem estratégia definida no mercado para segundo semestre

Casada com joia do Fluminense, filha de ídolo do Flamengo se forma na Ucrânia

Guga, do Fluminense, vira alvo da Inter de Milão, diz jornal italiano

Thiago Silva se pronuncia pela primeira vez após acerto com o Fluminense

Fluminense recebe proposta do Betis por Facundo Bernal

Efeito Thiago Silva: por que o retorno do capitão transforma o Fluminense






