Fernando Pacheco - Fluminense

Fernando Pacheco não teve tempo para mostrar o seu futebol (Foto: Mailson Santana/Fluminense)

LANCE!
10/02/2020
17:05
Rio de Janeiro (RJ)

Ao entrar nos minutos finais do clássico contra o Botafogo, Fernando Pacheco fez a sua estreia pelo Fluminense, se tornando o terceiro peruano a vestir a camisa tricolor. O primeiro também era atacante e chegou ao clube em junho de 1951. Trata-se de Jesus Villalobos, que foi contratado junto ao Sucre FC.

Ao todo defendeu o Fluminense em 90 jogos, 73 como titular e marcou 38 gols. Não chegou a ser uma unanimidade, mas fez parte do elenco campeão carioca de 1951, participando de apenas uma partida, e da conquista da Copa Rio, um ano depois, disputando dois jogos da campanha. Permaneceu no Tricolor até julho de 1954.

O outro peruano foi o lateral-esquerdo Percy Olivares, contratado em março de 1996, após três temporadas no Tenerife da Espanha. O jogador, na época com 27 anos, chegou com status de titular, já que fazia parte da Seleção do Peru. No entanto, a passagem durou pouco, apenas 12 jogos e um gol marcado. Olivares fez parte do elenco que caiu em 1996, porém o rebaixamento foi cancelado por conta de uma denúncia de manipulação de resultados.

Fernando Pacheco estreou só agora pelo Fluminense por ter disputado o Pré-Olímpico, competição que foi titular absoluto da seleção peruana. O atacante de 20 anos tem contrato com o Tricolor até dezembro de 2023, tendo portanto tempo de sobra para brilhar em Laranjeiras.

O clube conta bastante com isso, já que se comprometeu a pagar 700 mil dólares (pouco mais de R$ 3 milhões), de forma parcelada, ao Sporting Cristal, único time do jogador no Peru. Por lá Fernando Pacheco disputou 76 jogos e marcou cinco gols.