Kenedy

Kenedy se destacou no Granada na última temporada (Foto: Reprodução/Granada)

LANCE!
15/08/2021
09:00
Rio de Janeiro (RJ)

Kenedy é o novo reforço do Flamengo para a temporada 2021. Com a autorização do atleta recebida ainda em junho, a diretoria do clube passou por diversas conversas com o Chelsea desde que abriu negociações na tentativa de empréstimo por um ano. Ele é aguardado no Rio nos próximos dias para assinar contrato. Mas, afinal, como o meia de 25 anos pode se encaixar no elenco rubro-negro?

+ Muniz na lista! Veja as 10 maiores vendas do Flamengo para a Europa

Revelado pelo Fluminense, Kenedy foi contratado pelo Chelsea em 2016 por 10 milhões de dólares. Ele, no entanto, nunca conseguiu se firmar no clube de Londres e acumula empréstimos no futebol inglês e espanhol. Foi na Espanha, inclusive, que o meia apresentou o melhor futebol desde a chegada à Europa e apresentou credenciais que podem ser importantes para o Flamengo.

No total, somando as passagens por Getafe e Granada, foram 68 partidas, com 10 gols e 10 assistências. Sem se adaptar ao estilo de jogo do primeiro clube, Kenedy viu seu futebol florescer na equipe da Andaluzia, na temporada 2020/21. Homem de confiança do treinador Diego Martinéz, o brasileiro assumiu a posição de titular na meia direita e foi um dos destaques do clube na campanha até as quartas de final da Liga Europa.

+ Confira a tabela completa do Campeonato Brasileiro

Além da habilidade e da velocidade que já chamavam a atenção na época de Fluminense, Kenedy aprimorou a parte física e a finalização de longa distâncias. Também se tornou mais aplicado na parte tática e desempenhou papéis defensivos nas últimas temporadas, como revela o mapa de calor abaixo disponibilizado pelo aplicativo SofaScore.

Kenedy - Flamengo
Números de Kenedy no futebol espanhol (Foto: Divulgação/SofaScore)

Apesar da preferência por atuar no lado direito, Kenedy é considerado um atleta versátil e também pode ser utilizado aberto pela esquerda. A princípio, ele chega para brigar por posição com Everton Ribeiro, mas também poderia servir como substituto para Arrascaeta - hoje, Vitinho tem sido tal peça. Aliás, essa é uma das principais carências do elenco rubro-negro.

ANDAMENTO DA NEGOCIAÇÃO

Com contrato até meados de 2024 com Kenedy, o Chelsea vinha esperando propostas pelo meia brasileiro na janela de transferências, uma vez que não pretendia utilizá-lo nesta temporada (para o jogo do último sábado, na estreia da Premier League, ficou fora da relação, por exemplo). Não houve uma oferta em definitivo que agradasse, e a mais recente de empréstimo do Fla agradou.

No vínculo a ser assinado em breve, o Flamengo terá uma opção de compra estipulada em 10 milhões de euros - aproximadamente R$ 62 milhões - ao fim do vínculo de uma temporada - no acordo inicial será desembolsado R$ 3 milhões de euros. 

+ Fla joga hoje! Veja a tabela completa do Brasileirão

Vale lembrar que Kenedy sempre demonstrou vontade em defender o Flamengo. O atleta Inclusive chegou a treinar no Ninho do Urubu em maio deste ano, conhecendo a estrutura.