Receoso, Fla quer bom senso da CBF; veja quem pode ser chamado por Tite

Líder do Brasileiro, Rubro-Negro pode perder jogadores para três jogos na competição, além de ter que ver atletas em viagens longas entre confrontos pela Libertadores

Com golaço de cobertura, Gabigol foi o grande nome do Flamengo na vitória sobre o Santos, no Maracanã. Além do camisa 9, Everton Ribeiro também se destacou na partida. O meia rubro-negro buscou o jogo o tempo todo e foi o responsável por roubar a bola que originou o primeiro gol do Fla. Veja as notas a seguir por Gabriel Rodrigues ( gabrielrodrigues@lancenet.com.br)
Da imagem acima, três jogadores possuem grandes chances da lembrança de Tite (Foto: J. C. Gomes/MyPhoto Press)

Escrito por

Para momentos importantes da temporada, o Flamengo pode ter que se virar com desfalques graças à ótima fase de suas estrelas. Isso porque, nesta sexta-feira, Tite anunciará novos convocados para a próxima Data Fifa, entre 7 e 15 de outubro, quando ocorrerão amistosos contra Senegal (10) e Nigéria (13), em Singapura, na Ásia. E o clube carioca está receoso. 

> CONFIRA E SIMULE A TABELA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Com a possibilidade de ter alguns jogadores convocados, o Fla, através de seu departamento de futebol, espera contar com um "bom senso" da CBF, já que perderiam, de acordo com o próprio clube, jogos contra Atlético-MG, Athletico-PR e Fortaleza - pelo Campeonato Brasileiro, onde o time de Jorge Jesus lidera.

- Qualquer time no mundo sofre se perder quatro ou cinco titulares - sublinharam Marcos Braz e Paulo Pelaipe, vice-presidente e gerente de futebol do Fla, respectivamente, em conversas com jornalistas, no Ninho do Urubu.

Além disso, os testes serão entre os decisivos confrontos diante do Grêmio, pelas semifinais da Libertadores - dias 2 e 23 de outubro. Vale lembrar também que, da última vez, Tite convocou apenas um jogador por clube brasileiro.

O LANCE! traz quem são os jogadores que poderiam desfalcar o Flamengo neste cenário. Confira:

RODRIGO CAIO

Flamengo x Internacional - Rodrigo Caio e Guerrero
Caio transmite segurança à defesa (Foto: Marcelo Cortes / CRF)

Contestado pela torcida do São Paulo, Rodrigo Caio desembarcou no Flamengo após um investimento na casa dos R$ 22 milhões, em janeiro. Regular, eficiente e determinado em cada jogada, o zagueiro de 26 anos voltou a jogar no nível dos tempos iniciais de Tricolor, que o fizeram atuar em quatro jogos pelo Brasil.

No fim de maio, já com a conquista do Carioca e apoio dos flamenguistas, Caio disse não estar preocupado com os chamados de Tite. O técnico e a comissão técnica da Seleção, no entanto, já haviam indicado que o camisa 3 está no radar. Após recuperação de uma lesão na coxa esquerda, está sendo referência no setor defensivo, que está há quatro jogos sem levar gols no Brasileiro.

FILIPE LUÍS 

Flamengo x Santos - Filipe Luis
Filipe Luís está engrenando no Fla (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Titular no início da vitoriosa campanha na Copa América-2019, Filipe Luís só não terminou o torneio entre os 11 por conta de uma lesão muscular. E, na última chamada, a primeira após a competição continental, ficou de fora (Alex Sandro e Jorge foram as escolhas para o setor). 

Por falar em questão física, o lateral-esquerdo de 34 anos está a cada jogo mais próximo da forma ideal. Pode pesar o fato de somar 44 partidas pelo Brasil, com dois gols marcados. Em tempo: Marcelo, do Real Madrid, está se recuperando de lesão. 

GERSON

Flamengo x Santos - Gerson
Gerson já virou xodó da torcida (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Gerson já vestiu a Amarelinha, porém pela Seleção Brasileira sub-20, inclusive com disputa do Sul-Americano da categoria, em 2015. Alexandre Gallo, aliás, foi o descobridor do atleta como volante - e falou ao LANCE!. E é nesta função que que, atualmente, tem atuado como destaque, à frente de Willian Arão. 

Pelo Flamengo, Gerson acumula 13 jogos, um gol e uma assistência, em período no qual já é o suficiente para que se torne xodó da torcida. Contra o Santos, no último sábado, foi bem nas coberturas aos olhos de Tite. Pode ser que seja um escolhido pelo treinador na próxima convocação. 

EVERTON RIBEIRO

Flamengo x Santos - Everton Ribeiro
Everton Ribeiro é o capitão do Fla (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Antes da convocação mais recente, Everton Ribeiro foi alvo de uma observação in loco de olheiros da Seleção. O jogo em questão era diante do Cruzeiro, e o camisa 7 e capitão marcara, saindo do banco, o seu último gol. Na ocasião, Everton, que já disputou uma Copa América (2015), falou sobre a expectativa:

- Quem joga no Flamengo tem que estar preparado para a Seleção, ainda mais com a equipe bem nas competições. Os olheiros da Seleção estão vindo ver nossa equipe. Se puder ser convocado ficarei muito contente e por isso dou sempre o melhor em campo - disse o atleta de 30 anos.

BRUNO HENRIQUE

Flamengo x Santos - Bruno Henrique
Bruno foi o último do Fla chamado (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Vice-artilheiro do Flamengo na temporada, com 18 gols, Bruno Henrique tem sido destaque desde a sua estreia. Até o momento, o atacante de 28 anos está a uma bola na rede de ter 2019 como o mais artilheiro de sua carreira de forma isolada. Ventilado na Seleção Brasileira em 2017, o camisa 27 foi o único do Rubro-Negro que esteve nos últimos amistosos de Tite (jogou por 20 minutos nos jogos contra Colômbia e Peru, no Estados Unidos).

Diante da seleção peruana, Bruno participou de uma jogada perigosa, atuando pela ponta direita (em função distinta a que realiza no Fla). Ele comemorou:

- A união faz a força. Queria deixa meu agradecimento a todos que fez parte desses dias incríveis que passei com cada um de vocês de muito aprendizado, companheiros e trabalho dentro desse grupo. Paramos por aqui. A caminhada é longa, mas seguiremos a diante - publicou o atacante em suas redes sociais.

GABIGOL 

Flamengo x Palmeiras - Gabigol
Gabigol é o artilheiro do Brasil em 2019 (Foto: Alexandre Vidal / CRF)

Principal jogador da "Era Jorge Jesus", Gabigol estava retornando de lesão quando Tite convocou os jogadores para amistosos nos EUA. Agora, o camisa 9 não só manteve a ótima fase como disparou ainda mais os seus números: 30 gols em 40 partidas e um isolamento maior na artilharia do Brasileiro: 16 gols.

Aos 22 anos, Gabigol, além da pouca idade, tem o fator convocações marcantes a seu favor. O atleta emprestado pela Inter de Milão foi campeão olímpico em 2016, assim como Rodrigo Caio, e já esteve na Seleção principal - disputou a Copa América-2016. Contra o Santos, marcou um decisivo golaço, sob os olhares de Tite. E Gabriel Barbosa, em entrevista coletiva, falou sobre a chance:

- (O Tite) Não conversou comigo (após o jogo contra o Santos), estou bem tranquilo. O que tenho que fazer é jogar no Flamengo. Estou bem feliz aqui, a nossa ansiedade é chegar no Maracanã e poder jogar com a camisa do Flamengo, o resto acontece naturalmente. Estar na seleção é o lugar mais alto do jogador, ainda mais a Brasileira, com nível tão alto, porém estou bem tranquilo. O meu foco é nos treinos da semana, e fim de semana tem um jogo importante - comentou Gabigol. 

REINIER 

Avaí x Flamengo - Renier
'Rei' tem um gol em um jogo como titular (Foto: Alexandre Vidal/CRF)

Este não tem a ver com Tite (ao menos ainda). Camisa 10 e capitão da Seleção Brasileira sub-17, Reinier será chamado por Guilherme Dalla Déa para o Mundial da categoria, a ocorrer a partir do dia 26 de outubro - e vai até 17/11.

Integrado no grupo profissional desde a chegada de Jesus, Reinier viu o Flamengo ir ao STJD, no início deste mês, para que fosse liberado de amistosos e pudesse entrar em campo pelo Campeonato Brasileiro. A joia de 17 anos foi titular contra o Avaí e protagonista: marcou um golaço. Desta vez, o clube carioca não fará esforços, e Reinier estará livre para brilhar com a Amarelinha. 

SEM CONTAR OS GRINGOS...

Flamengo x Santos - Arrascaeta
Arrascaeta é nome certo no Uruguai (Foto: Alexandre Vidal / CRF)

Além dos brasileiros, o Fla, possivelmente, terá Arrascaeta e Berrío convocados para amistosos de Uruguai e Colômbia, respectivamente, como já aconteceu nos jogos deste mês. Logo, a dor de cabeça para Jesus pode se intensificar. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter